Terceiro encontro de Gestores / Coordenadores de Carteira de Alimentos e Bebidas / panificação é realizado durante a FENNOPAN
Gestores e Coordenadores de Carteiras do setor de alimentação, bebidas e panificação se reuniram no último dia 4 durante a Feira Norte-Nordeste de Panificação e Food Service – FENNOPAN, em Recife/PE e contou com a participação de representantes do SEBRAE/UF, SEBRAE Nacional, ABIP, e ITPC, para o terceiro encontro do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE.
A programação teve apresentações sobre todas as ações que estão sendo realizadas pelo convênio. As empresas e instituições se organizaram também para uma discussão sobre possíveis ações a serem contempladas em convênios futuros voltados ao setor de panificação.
Leonardo Mattar do SEBRAE/NA iniciou os trabalhos com apresentação sobre as micro e pequenas empresas no Brasil, e que em até 2022, segundo dados levantados pelo próprio SEBRAE, quase 13 milhões dos empresários e dos microempresários estarão cadastrados no Simples.
Márcio Rodrigues, presidente do ITPC, apresentou na sequência, a ação de Acesso a Serviços Financeiros do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE, detalhando como é o processo de construção do material, que inclusive foi distribuído aos participantes.
Metas SEBRAE
O SEBRAE apresentou os projetos voltados às áreas de alimentos e bebidas, além da importância da integração de esforços, ampliando assim a abrangência dos projetos. Maria Regina Diniz e Leonardo Mattar, ambos dos SEBRAE/NA, citaram por exemplo, a experiência do SEBRAE/ES em realizar uma Padaria Conceito explorando, dentro da área dessa padaria vários outros segmentos de trabalho, como madeira-móveis e mel.
O ITPC, juntamente com a conveniada SEBRAE, mostrou ainda as ações realizadas tanto pelo primeiro convênio entre SEBRAE e ABIP quanto à parceria atual de ABIP, ITPC e SEBRAE.
Uma destas ações foram às elaborações de normas técnicas para equipamentos, como amassadeira e cilindro, que foi o início da parceria com a ABIEPAN, que neste convênio, com o trabalho para normas de fornos. Foi destacada também a melhor percepção dos SEBRAE/UF sobre o setor, um reflexo das capacitações sobre a metodologia Propan. Esta ação foi repetida no convênio atual, sendo ao todo, cinco capacitações no primeiro convênio e neste serão seis.
Projetos Futuros
No encerramento, os SEBRAE/UF sugeriram ações que possam ser realizadas numa parceria futura nos mesmos modelos do convênio atual. Sugestões como, a realização de seminários de transferência de tecnologia e Padarias Conceito nas Feiras do Empreendedor, manter a parceria com ITPC no apoio e acompanhamento de projetos realizados pelos SEBRAE/UF, definir-se um modelo de atuação (teórica e prática) sobre Panificação junto com a Universidade Corporativa do SEBRAE, foram os destaques apresentados.
Por: Wilton Martins