Formas de atuação conjunta entram em pauta no Encontro de Coordenadores

Tendência e novas tecnologias da Panificação são destaques em Seminário
março 21, 2013
Feira APAS 2013 discutirá Capitalismo Consciente
março 21, 2013

Formas de atuação conjunta entram em pauta no Encontro de Coordenadores

Formas de atuação conjunta entram em pauta no Encontro de Coordenadores

Terceiro encontro de Gestores / Coordenadores de Carteira de Alimentos e Bebidas / panificação é realizado durante a FENNOPAN

 

Gestores e Coordenadores de Carteiras do setor de alimentação, bebidas e panificação se reuniram no último dia 4 durante a Feira Norte-Nordeste de Panificação e Food Service – FENNOPAN, em Recife/PE e contou com a participação de representantes do SEBRAE/UF, SEBRAE Nacional, ABIP, e ITPC, para o terceiro encontro do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE.

A programação teve apresentações sobre todas as ações que estão sendo realizadas pelo convênio. As empresas e instituições se organizaram também para uma discussão sobre possíveis ações a serem contempladas em convênios futuros voltados ao setor de panificação.

 

Leonardo Mattar do SEBRAE/NA iniciou os trabalhos com apresentação sobre as micro e pequenas empresas no Brasil, e que em até 2022, segundo dados levantados pelo próprio SEBRAE, quase 13 milhões dos empresários e dos microempresários estarão cadastrados no Simples.

Márcio Rodrigues, presidente do ITPC, apresentou na sequência, a ação de Acesso a Serviços Financeiros do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE, detalhando como é o processo de construção do material, que inclusive foi distribuído aos participantes.

Metas SEBRAE

O SEBRAE apresentou os projetos voltados às áreas de alimentos e bebidas, além da importância da integração de esforços, ampliando assim a abrangência dos projetos. Maria Regina Diniz e Leonardo Mattar, ambos dos SEBRAE/NA, citaram por exemplo, a experiência do SEBRAE/ES em realizar uma Padaria Conceito explorando, dentro da área dessa padaria vários outros segmentos de trabalho, como madeira-móveis e mel.

O ITPC, juntamente com a conveniada SEBRAE, mostrou ainda as ações realizadas tanto pelo primeiro convênio entre SEBRAE e ABIP quanto à parceria atual de ABIP, ITPC e SEBRAE.

Uma destas ações foram às elaborações de normas técnicas para equipamentos, como amassadeira e cilindro, que foi o início da parceria com a ABIEPAN, que neste convênio, com o trabalho para normas de fornos. Foi destacada também a melhor percepção dos SEBRAE/UF sobre o setor, um reflexo das capacitações sobre a metodologia Propan. Esta ação foi repetida no convênio atual, sendo ao todo, cinco capacitações no primeiro convênio e neste serão seis.

Projetos Futuros 

No encerramento, os SEBRAE/UF sugeriram ações que possam ser realizadas numa parceria futura nos mesmos modelos do convênio atual. Sugestões como, a realização de seminários de transferência de tecnologia e Padarias Conceito nas Feiras do Empreendedor, manter a parceria com ITPC no apoio e acompanhamento de projetos realizados pelos SEBRAE/UF, definir-se um modelo de atuação (teórica e prática) sobre Panificação junto com a Universidade Corporativa do SEBRAE, foram os destaques apresentados.

 

Por: Wilton Martins