Rede de supermercados australiana pode receber pena por chamar pão de “fresco” por engano

Venda de snacks cresce conciliando alimentação rápida e nutrição
fevereiro 22, 2015
Mercado de orgânicos cresce 40% ao ano no Brasil e gera subprodutos
fevereiro 22, 2015

Rede de supermercados australiana pode receber pena por chamar pão de “fresco” por engano

Rede de supermercados australiana pode receber pena por chamar pão de “fresco” por engano

Coles não poderá rotular seu pão cozido no exterior e congelado como “fresco” por três anos.

por Beau Donelly (The Sydney Morning Herald)

24/02/2015

Um consumidor da Austrália cobra multa de pelo menos 4 milhões de dólares contra a rede de supermercado local Coles por enganar os consumidores sobre a frescura do seu pão.

 

A Coles foi considerada culpada no ano passado de enganar consumidores com falsas alegações sobre os produtos de panificação que foram anunciados como “cozido hoje, vendido hoje” e “recém-assados ​​na loja”, quando não era o caso. Em algumas situações, os pães haviam sido parcialmente cozidos em fábricas no exterior meses antes, congelados e transportados para a Austrália.

 

Foram cerca de 85 milhões de produtos vendidos com rotulagem falsa em mais de três anos, que geraram uma receita de cerca de 300 milhões de dólares para o gigante supermercadista.

Em uma audiência na Justiça Federal australiana, realizada nesta terça-feira, a Australian Competition and Consumer Commission (ACCC), comissão de direitos do consumidor local, disse que estava buscando penas de pelo menos 4 a 5 milhões dólares por violações de direito do consumidor.

 

Os advogados da Coles debatem a gravidade da conduta enganosa, dizendo continuar com fortes vendas de pão parcialmente cozido, apesar revelações que os mesmos não são inteiramente produzidos no interior da loja, mostrando que o consumidor “não se importa”.

A Coles já foi suspensa por três anos de anunciar que seu pão era feito ou assado ​​no mesmo dia em que foi vendido. No ano passado a empresa também foi obrigada a exibir avisos na loja assessorando compradores da violação ao direito dos consumidores.

 

A investigação da ACCC em táticas de marketing da Coles foi motivada por uma queixa sobre rotulagem pão do ex-premiê, Jeff Kennett, que descobriu um pedaço de pão que foi anunciado como fresquinhos na loja tinha sido produzido na Irlanda.

 

Um porta-voz da Coles disse que o supermercado tinha mudado sua embalagem e a sinalização no interior da loja para melhorar a transparência. “Ao conversar com os clientes sobre a nossa gama de pão, não queremos enganar ninguém, mas estamos a aceitar que poderíamos ter feito um trabalho melhor para explicar como esses produtos são feitos.”

 

O chefe do Tribunal Federal de Justiça, James Allsop, ainda está para tomar uma decisão sobre o caso.