Descartáveis para poupar água prejudicam o meio ambiente 

Procon autua padaria na Tijuca por irregularidades
fevereiro 22, 2015
SP: operação multa 58% das padarias por produtos irregulares
fevereiro 22, 2015

Descartáveis para poupar água prejudicam o meio ambiente 

Descartáveis para poupar água prejudicam o meio ambiente

por Joana Suarez (O Tempo)

15/02/2015

Restaurantes e padarias usam produtos de plástico para não lavar copos de vidro e talheres

Diante da crise hídrica que assusta a região Sudeste do país, é comum o surgimento de alternativas para economizar água. Enquanto algumas iniciativas têm bons resultados, outras podem não ser tão viáveis e prejudicar o meio ambiente. É o caso de restaurantes e padarias da capital que começaram a utilizar materiais descartáveis com o objetivo de evitar a lavagem de louças. Na avaliação de especialistas, se o destino desses plásticos for o lixo, o prejuízo será grande no futuro, já que eles vão demorar até 400 anos para se decompor.

“Essa medida pode impactar demais os aterros sanitários com grande geração de descartáveis. Pode parecer que está ajudando neste momento sério de abastecimento de água, mas você está resolvendo um problema criando outro no futuro”, destacou o engenheiro sanitarista Cláudio Cançado, doutor em ecologia e recursos naturais, com pesquisas nas áreas de resíduos sólidos e água.

Em Belo Horizonte, a reportagem encontrou grandes estabelecimentos que já aderiram à “estratégia” dos descartáveis. Em uma padaria da região Centro-Sul, os 170 funcionários estão usando copos e talheres plásticos. Para os clientes, as louças foram mantidas. O dono informou que o material descartável estava indo para o lixo, mas que iria pensar em outra alternativa. Já em um restaurante da mesma região, o proprietário disse estar tentando fazer uma parceria com a fábrica para devolver os copos plásticos já utilizados.

Reaproveitamento

Estudiosos apontam que a produção de cada copo gasta cerca de 500 ml de água. Além disso, quando estão sujos, os copos, pratos e talheres descartáveis dificultam a reciclagem. O especialista afirma que o mais adequado é reaproveitar a água da lavagem das louças e lavar os utensílios de maneira mais racional. Enxaguar tudo de uma vez, usar uma bacia e adotar torneiras inteligentes são algumas estratégias.

Soluções

Estabelecimentos de BH estão adotando outras medidas para economizar água, como o uso de baldes e panos para lavar o chão e a calçada e a conscientização dos funcionários.