SP: operação multa 58% das padarias por produtos irregulares

Descartáveis para poupar água prejudicam o meio ambiente 
fevereiro 22, 2015
PMEs deixam de faturar 6,8% devido a furtos, roubos e má gestão das lojas
fevereiro 22, 2015

SP: operação multa 58% das padarias por produtos irregulares

SP: operação multa 58% das padarias por produtos irregulares

por Fábio Santos (Terra)

11/02/2015

Uma operação feita pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) autuou 58% das padarias fiscalizadas no Estado por venda de produtos irregulares. Foram verificados 595 produtos em 126 estabelecimentos, dos quais 73 apresentaram irregularidades. Entre os produtos analisados, 121 (20%) estavam abaixo do peso indicado na etiqueta fixada na embalagem.

Fiscais do IPEM percorreram padarias de pequeno, médio e grande porte, a fim de verificar irregularidades no peso de produtos pré-medidos, aqueles embalados pelo próprio estabelecimento, como bolos, pães, biscoitos, torradas, salgados, doces, frios e outros produtos.

A ação “Padoca Legal” foi realizada na segunda e terça-feira (09 e 10) nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Paulo.

Veja a lista completa das padarias autuadas, vai que a do seu bairro aparece entre as fiscalizadas: LISTA

Padarias autuadas na Operação do Ipem

Segundo o instituto, “vale ressaltar que em estabelecimentos de todo o estado de São Paulo também foram observados erros formais, relacionados à ausência de informações obrigatórias na etiqueta dos produtos fracionados pelas padarias, como marca e indicação nominal do peso do produto. Além disso, em alguns casos, foram encontrados produtos com dupla indicação do peso”.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. No caso de produtos pré-medidos, as multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência. De acordo com o Ipem, em 2014, 60,80% dos estabelecimentos fiscalizados estavam irregulares e foram autuados. Entre os produtos analisados pelos especialistas, 18% apresentaram problemas.