BH sediará a Semana Internacional do Café

Encontro com Parlamentares
março 21, 2013
Brasil quer mostrar padaria modelo em Dubai
março 21, 2013

BH sediará a Semana Internacional do Café

BH sediará a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café, que será realizada entre os dias 9 a 13 de setembro, em Belo Horizonte, foi lançada ontem. O evento que também comemorará os 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) é considerado fundamental para ampliar a divulgação do grão produzido em Minas Gerais, e demais regiões produtoras do país, para o mundo.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Elmiro Nascimento, durante o evento os representantes dos principais mercados consumidores e produtores de café do mundo estarão reunidos em Belo Horizonte. A OIC representa mais de 70 países, que respondem por 97% da produção e 90% do consumo de café mundial.

“Vamos aproveitar a oportunidade para divulgar o café produzido no país, abrindo novos caminhos para a comercialização do produto e também para a agregação de valor. A produção esperada para este ano é de 25 milhões de sacas, 51,4% da produção nacional. Se Minas Gerais fosse um país, seriamos o maior produtor de café do mundo. Por isso, a importância de realizar a reunião da OIC em Belo Horizonte, vamos mostrar a nossa potencialidade para o mundo, através da reunião e da feira de cafés especiais”, disse Nascimento.

Em paralelo à reunião da OIC, será realizada a “8ª edição do Espaço Brasil Café”. A feira de cafés especiais, pela primeira vez em Minas Gerais, é uma plataforma de negócios para o mercado do grão, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais.

A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em 2012, contou com a visitação de 6,5 mil compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras, que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops.

Tradicional – “A feira é muito tradicional, sendo a maior de café especial do país. As edições anteriores foram em São Paulo e agora será em Minas Gerais. A alta visitação dará um impulso grande e proporcionará aos visitantes a conhecer in loco o café produzido em Minas Gerais e no país. Isso é o que falta para alavancar ainda mais os negócios com o mercado internacional, precisamos apresentar para os consumidores de fora o café produzido em Minas Gerais, mostrando que temos qualidade superior”, ressaltou Nascimento.

Também está sendo organizada uma visita técnica a duas regiões produtoras do Estado. Uma delas é o Sul de Minas, que é a maior região produtora, com grãos de alta qualidade, e mais de 200 anos de tradição. A região representa 47% da produção do Estado. A outra área produtora a ser visitada é o Cerrado, região com alto índice de mecanização e a primeira do Brasil a conquistar a certificação de origem por indicação geográfica. No Cerrado são produzidos 19% do café mineiro.

O secretário também destacou vários esforços do governo mineiro para ampliar, ainda mais, a qualidade do café mineiro, o que é fundamental para agregar valor ao grão. Dentre os programas em curso, destacou o Certifica Minas Café, que busca a sustentabilidade social, econômica e ambiental da atividade. O programa já alcança mais de 1,6 mil propriedades cafeeiras do Estado.

Outro destaque é o Origem Minas, que foi criado para mostrar ao mundo a diversidade econômica do agronegócio mineiro. Café, frutas in natura, flores, mel, laticínios e cachaça são alguns dos produtos destaques de alta qualidade. Os megaeventos esportivos que se aproximam (Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016) serão oportunidades de novos negócios e investimentos no Brasil.

 

Fonte: Diário do Comércio