Brasil quer mostrar padaria modelo em Dubai

BH sediará a Semana Internacional do Café
março 21, 2013
Oficina de Inovação na Panificação – RN
março 21, 2013

Brasil quer mostrar padaria modelo em Dubai

Brasil quer mostrar padaria modelo em Dubai

Fornecedores do setor de panificação do Brasil pretendem mostrar nos Emirados Árabes Unidos como é ampla a sua gama de serviços e produtos. A Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan) renovou um convênio para promoção internacional do setor com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e entre os planos estão apresentar, no ano que vem, uma padaria modelo na Gulfood, feira do setor de alimentação que ocorre em Dubai sempre no começo do ano.

 

O convênio entre as duas entidades tem oito mercados como foco e um deles é a Arábia Saudita. Com a participação na Gulfood, os fornecedores da panificação pretendem alcançar os sauditas e também os demais países do Oriente Médio. De acordo com a gerente do projeto pela Abiepan, Monique Morata, o espaço na feira está sendo negociado. A ideia é mostrar no local o modelo de padaria brasileira, que normalmente não é apenas um local para venda de pão, mas uma “estação de negócios”, com serviços de pizzaria, lanchonete, restaurante, confeitaria, etc.

“A Apex identificou que a Arábia Saudita está comprando muito do Brasil. Os nossos maiores concorrentes lá são Europa, Estados Unidos e China. Mas com a crise, a Europa não tem feito o trabalho de pós-venda”, afirma Morata. Com isso foi aberto espaço para novos fornecedores, onde o Brasil está entrando. Com a participação na Gulfood será a primeira vez que a Abiepan monta uma padaria modelo no Oriente Médio. O espaço deverá ter mais de 100 metros quadrados, segundo Morata.

A Abiepan reúne empresas fabricantes de equipamentos para panificação, como fornos, assessórios como prateleiras e balcões e ingredientes, como fermentos e pasta americana. A associação tem 53 empresas integrantes, das quais 31 participam do projeto com a Apex. No ano passado, elas faturaram US$ 8,5 milhões com exportações. Neste ano, segundo Morata, o objetivo é aumentar este valor em 10%. Os equipamentos, conta a gerente, representam o maior volume nas vendas externas do segmento e a América Latina é o principal mercado.

No convênio firmado com a Apex, porém, além da Arábia Saudita, são mercados prioritários, que serão foco das ações, Chile, Colômbia, Peru, México, Angola, Estados Unidos, México e Rússia. Entre as ações previstas estão o trabalho de “branding”, um diagnóstico do setor, seguido de um gerenciamento de marca, estudo para saber como segmento deve se apresentar a cada mercado. Também haverá participação em outras feiras internacionais, análise de dados estatísticos do segmento e projetos comprador e de imagem, pelos quais importadores e jornalistas são trazidos ao Brasil, os primeiros para rodadas de negócios.

Por meio do convênio, chamado Brazilian Bakery, que foi renovado até fevereiro de 2015, serão investidos R$5,9 milhões. A parceria entre a Apex e Abiepan, para promoção internacional, já existe desde 2003.

Fonte: ANBA