Conhecendo os indicadores da padaria para crescer

Tecnologia nas etiquetas de gôndola
dezembro 2, 2011
Seminário reúne empresários do setor de Panificação e Confeitaria na Fiergs
dezembro 6, 2011

Conhecendo os indicadores da padaria para crescer

05/12/2011

 

Os indicadores da empresa podem apontar a necessidade de fazer investimentos

O setor da panificação conta com aproximadamente 60 mil empresas, que recebem, anualmente, mais de 40 milhões de clientes. O setor gera 758 mil empregos diretos e 1,8 milhão de forma indireta, o faturamento anual é de mais de R$ 50 bilhões, sendo 51% da receita proveniente de produção própria, conforme dados de 2011. Mas como saber se sua padaria está produzindo e faturando tanto quanto seus concorrentes?

O gerenciamento em uma panificadora vai muito além das rotinas administrativas do dia a dia. Para se manter no mercado é preciso fazer levantamento de indicadores e analisá-los. Com os dados, é possível saber quais os pontos altos e baixos da empresa, quais áreas necessitam melhorias e onde é necessário investir na padaria para apresentar aos clientes diferenciais em relação à concorrência.

Para saber se a padaria está se destacando no mercado, é preciso comparar os indicadores levantados pela empresa com a média do mercado local, ou nacional. Deve-se levar em conta não somente a receita gerada, mas também os gastos operacionais, como folha de pagamento, aluguel e impostos. As informações obtidas com o levantamento dos indicadores são importantes, pois permitem a formação de um plano de trabalho para as empresas.

Acesse o artigo Padaria descrita em indicadores, elaborada pelo Instituto ITPC para conhecer a média dos principais indicadores das padarias no Brasil e saber quais os principais indicadores que devem ser levantados em sua padaria.