Empreender com sucesso – 5 de outubro: Dia das Micro e Pequenas Empresas

Oficinas gastronômicas ensinam receitas com carne suína
julho 8, 2011
Treinamento do Propan em Brasília reúne empresários panificadores
outubro 6, 2011

Empreender com sucesso – 5 de outubro: Dia das Micro e Pequenas Empresas

05/10/2011

 

por Pollyanna Barros

 

Atire a primeira pedra quem nunca pensou em ter o próprio negócio. Seja em diversas situações ou mesmo pela vontade de ganhar autonomia e liberdade, é grande o desejo de se tornar chefe de si mesmo. Agora, o problema é que muitos desistem antes mesmo de colocar o sonho em prática, na maioria dos casos por medo e falta de conhecimento. As pessoas têm receio de investir todo seu capital em um empreendimento e perder o que demoraram uma vida para acumular.

 

Atualmente, virar empresário deixou de ser um sonho distante. O Brasil possui mais de seis milhões de micro e pequenas empresas formais. De cada 100 empresas, 99 são de pequeno porte e originam 70% dos postos de trabalho. Passam então a contribuir para a resolução dos problemas socioeconômicos do país, gerando melhor distribuição de renda e a redução de informalidade.

 

Por isso o dia 5 de outubro é dedicado a comemoração do dia das Micro e Pequenas Empresas – MPE, e homenageia os brasileiros que contribuem para o crescimento do país, criam novos postos de trabalho e empreendem negócios inovadores.

 

O Brasil apresenta diversas oportunidades, mas os “novos empresários” não estão bem preparados para aproveitá-las, além de não traçarem um planejamento. Várias empresas fecham as portas com poucos anos de estrada. Com os pés no chão, a chance de vencer a insegurança e ser bem-sucedido aumenta consideravelmente. Mas a grande maioria embarca nesse desafio sem o mínimo de conhecimento.

 

Para quem deseja abrir um negócio e obter sucesso, seguem algumas dicas:

 

1º passo: Escolha o Negócio. Antes de tudo é necessário saber escolher o tipo de negócio que deseja abrir, como por exemplo: uma padaria, uma cafeteria, um salão de beleza, um bar, restaurante, dentre outros.

2º passo: Escolha o formato. É preciso saber qual será o tipo do seu empreendimento, como por exemplo: uma franquia, associação, empresa familiar. Agregue informações, faça uma pesquisa de mercado para descobrir a viabilidade do empreendimento dar certo, além de definir qual será seu público-alvo.

3º passo: Ramo de atuação. Conhecer o ramo que vai atuar é fundamental para o sucesso de seu empreendimento. Pode ser comércio varejista, alimentação, cosméticos, café, artesanato, dentre vários outros. Ter conhecimento e informação sobre o ramo que pretende atuar é de grande importância, pois vai ajudar a conquistar clientes, além de promover a organização administrativa da empresa.

4º passo: Plano de Negócios. Deve conter o cálculo do volume de operações que serão realizadas na empresa, o número de funcionários para manter as atividades além da quantidade de horas a serem trabalhadas. A remuneração do profissional é calculada através da multiplicação do valor por hora do piso salarial da categoria pelo número de horas trabalhadas.

 

Não se pode imaginar mais o desenvolvimento do Brasil sem as MPEs. Hoje, elas representam mais de 20% do Produto Interno Bruto – PIB nacional além de serem as maiores geradoras de emprego. Por isso é essencial que os empresários sejam capacitados para terem uma gestão competente. Este é um setor fundamental para a economia, pois especializam e qualificam a mão-de-obra, treinando-as e preparando-as para o mercado; e são essenciais na geração de impostos. Fica então a dica para quem quiser se tornar um empreendedor de sucesso e também fazer parte dessas estatísticas.

 

 

Fontes: Site Revista PegnAgência Sebrae e Jornal Opção.