por (Italbras)
23/02/2015
Um levantamento realizado pela AF News Agrícola, com base em dados divulgados pelo Dieese sobre 18 capitais brasileiras, mostra que o preço do pão vendido no varejo aumentou em 14 delas, se manteve estável em três e caiu em apenas uma, apesar de historicamente o pão não sofrer aumentos nesse mês. Normalmente janeiro apresenta os menores valores no ano, sempre com o preço evoluindo com o passar dos meses, principalmente a partir de março e abril.
A análise da AF News aponta que em janeiro de 2015 a capital com maior alta foi Campo Grande, MS, (+2,1%), com esta capital do Centro-Oeste brasileiro chegando a +6,2% no acumulado do ano (jan/14-jan/15). A capital com maior redução mensal em janeiro foi Salvador, BA, com queda de 1,5%, mas ainda elevação anual de apenas 0,1%. Esses aumentos são atribuídos às altas nos custos e elevações nas farinhas de trigo, com altas nos preços de todos os estados das regiões Sudeste e Sul.
Altas anuais
Aracaju foi a capital com maior alta no preço do quilo de pão ao consumidor entre janeiro/14 e janeiro/15, chegando a 24% de aumento. Em seguida aparece Fortaleza, CE, com 10,3% e Belo Horizonte, MG, com 9,7%. Ao todo, 12 das 18 capitais elevaram os preços do quilo de pão abaixo de 6,5% no período, mostrando uma evolução abaixo da estimativa oficial de inflação do país.