Preço do pão sobe em janeiro

Mercado de orgânicos cresce 40% ao ano no Brasil e gera subprodutos
fevereiro 22, 2015
Comida típica brasileira chega ao mercado de delivery em ‘caixinhas’
fevereiro 22, 2015

Preço do pão sobe em janeiro

Preço do pão sobe em janeiro

por (Italbras)

23/02/2015

Um levantamento realizado pela AF News Agrícola, com base em dados divulgados pelo Dieese sobre 18 capitais brasileiras, mostra que o preço do pão vendido no varejo aumentou em 14 delas, se manteve estável em três e caiu em apenas uma, apesar de historicamente o pão não sofrer aumentos nesse mês. Normalmente janeiro apresenta os menores valores no ano, sempre com o preço evoluindo com o passar dos meses, principalmente a partir de março e abril.

A análise da AF News aponta que em janeiro de 2015 a capital com maior alta foi Campo Grande, MS, (+2,1%), com esta capital do Centro-Oeste brasileiro chegando a +6,2% no acumulado do ano (jan/14-jan/15). A capital com maior redução mensal em janeiro foi Salvador, BA, com queda de 1,5%, mas ainda elevação anual de apenas 0,1%. Esses aumentos são atribuídos às altas nos custos e elevações nas farinhas de trigo, com altas nos preços de todos os estados das regiões Sudeste e Sul.

Altas anuais

Aracaju foi a capital com maior alta no preço do quilo de pão ao consumidor entre janeiro/14 e janeiro/15, chegando a 24% de aumento. Em seguida aparece Fortaleza, CE, com 10,3% e Belo Horizonte, MG, com 9,7%. Ao todo, 12 das 18 capitais elevaram os preços do quilo de pão abaixo de 6,5% no período, mostrando uma evolução abaixo da estimativa oficial de inflação do país.