Encontro Nacional de Consultores marca a abertura dos trabalhos para 2013

Panificadora Morini é negociada com grupo de empresários do interior de Minas
janeiro 1, 2013
Festpan anuncia marca própria de gorduras
janeiro 21, 2013

Encontro Nacional de Consultores marca a abertura dos trabalhos para 2013

Encontro Nacional de Consultores marca a abertura dos trabalhos para 2013

 

Foi realizado entre os dias 14 e 18 de janeiro, o encontro nacional de consultores da Márcio Rodrigues & Associados, na sede da empresa, em Belo Horizonte.

 

 

O encontro reuniu cerca de 80 consultores com o objetivo de apresentar números relativos ao ano de 2012 e preparar a equipe para os projetos do ano de 2013.

Na abertura dos trabalhos antes do início das palestras já no primeiro dia, o presidente Márcio Rodrigues recebeu todos os consultores que vieram de diversas partes do país e falou sobre o resultado da empresa em 2012. Além dos resultados, o presidente destacou o anterior com muitos  ano de desafios, mas com alta quantidade de trabalho. “O ano de 2012 foi difícil, desafiador, mas um ano histórico no volume de trabalho. Nós chegamos a quase 90 mil horas de trabalho, com mais de 50% de crescimento econômico”, ressalta.

Durante toda a semana do evento, os profissionais puderam participar de programação variada, que envolveu palestras voltadas para as áreas de marketing, endomarketing, gastronomia e comportamento, além de atividades em grupos para avaliar e aumentar a produtividade do cliente, além de métodos mais profissionais para se utilizar às redes sociais e entre outras.

Para o gestor de resultados Emerson Amaral, o encontro é importante, principalmente para garantir a qualidade dos serviços prestados pela empresa. “Este encontro é de suma importância para garantir a qualidade dos serviços prestados pela consultoria.  Nele, podemos nivelar as informações não só sobre as questões burocráticas de normas e procedimentos como também sobre as ferramentas, metodologias e demais materiais desenvolvidos pela consultoria”, afirma.

Ainda segundo Amaral, o encontro serve também para que os consultores possam trocar experiências vividas ao longo do ano, além de buscar soluções para serem aplicadas junto ao cliente. “No encontro há várias trocas de experiências e vivências que enriquecem este evento. Através delas os consultores encontram soluções que são aplicáveis aos desafios encontrados na realização dos trabalhos.  A apresentação de cases de sucesso referente a trabalhos exitosos também auxiliam na apresentação do potencial que o trabalho de consultoria possui capaz de obter resultados muito significativos e percebido pelo cliente/mercado”.

Os consultores também assistiram durante toda a semana palestras sobre diversos temas, como por exemplo, padronização e custeio de produtos, com objetivo em produzir bem e melhor buscando o mínimo de desperdício de possível de matéria-prima.

 

Treinamentos durante a semana

 

Os consultores que atuam nas áreas de marketing e vendas, atendimento, administrativo e produção tiveram a oportunidade de visitar a padaria Pão da Serra, em Nova Lima, onde funciona a Unidade de Desenvolvimento e pesquisa. Na empresa, os consultores puderam participar de processos de produção, apresentação de balanço de outras panificadoras em 2012.

Para Volmor Victor Teixeira, coordenador de projetos, afirma que a reunião com os consultores da área administrativa está voltada para o foco nos resultados. “Foi uma troca de ideias com alinhamento de conhecimentos com foco na consultoria de resultados, levando algumas ideias e analises, mas sempre focando nos resultados para o cliente”, ressalta.

Teixeira também destacou o crescimento no ano de 2012 para o setor e planeja um trabalho mensal para 2013, com a finalidade de acompanhar o faturamento do cliente. “A gente teve um crescimento na ordem de 11%. Com isso, o setor cresce e a maioria das empresas que atendemos felizmente também cresce, e um dos produtos que a gente quer trabalhar muito com os clientes é o acompanhamento de resultados mês a mês para que possamos evoluir na melhoria de resultados”, confirma.

Um dos fatores do crescimento no faturamento das panificadoras pode ter sido causado por pequenos detalhes na gestão, principalmente na parte de Produção. Isso ocorre quando um consultor ajuda a produção a gerir melhor o que está sendo utilizada na preparação dos produtos, causando principalmente a redução do desperdício de ingredientes.

Gabby de Almeida, nutricionista e consultora há oito meses, fala sobre de que maneira isso pode acontecer. “Temos várias ferramentas para isso, costumo dizer para os clientes que nosso material é padronizado. Ele pode ser aplicado a qualquer estabelecimento que a gente for, seja uma padaria, ou uma lanchonete. E com estas ferramentas vamos adequá-las de acordo com a necessidade do cliente. Temos, por exemplo, um receituário padrão, e quando aplicamos esse receituário conseguimos ver o custo desta receita, como a quantidade de recheio e a quantidade de massa, e assim começo a controlar meu custo da receita”, explica.

No último dia, os consultores tiveram a oportunidade de apresentar alguns dos seus trabalhos realizados em 2012, onde se destacaram ações bem sucedidas em, por exemplo, redução de custos, melhor qualidade nos atendimentos e melhor ambiente nos estabelecimentos das padarias e restaurantes atendidos pelos profissionais por todo o país.

No encerramento, Márcio Rodrigues agradeceu à equipe de consultores, coordenadores e gestores que integram a empresa e destacou a força do grupo de que se dedicou em 2012. “Nós juntos somos sempre mais fortes do que cada um de nós” reforçou.

O encontro acontece anualmente no mês de janeiro e inicia os trabalhos da equipe de consultores, coordenadores e gestores.

 

 

por Wilton Martins / edição: Renato Alves