15/02/2012
por Pollyanna Barros
Em 2011, o índice de crescimento das empresas de Panificação e Confeitaria brasileiras foi de aproximadamente 11,88%, o que representa R$62,99 bilhões de reais em faturamento. O levantamento dos números foi feito pelo Instituto Tecnológico ITPC, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – Abip.
Dos vários índices analisados, o que indica a venda de produção própria se destacou por ter atingido 51% do volume do faturamento, o que corresponde a R$32,12 bilhões.
Diversificar os produtos de fabricação própria, aqueles que a empresa detém a receita-base e a maneira de produzí-los, faz com que o mix seja ampliado e cria oportunidades de investir em novas linhas através da variação de ingredientes, do acabamento final, dentre outros. A busca pela diversificação de produtos com maior valor agregado traz benefícios para o faturamento, além do aumento no lucro bruto por funcionário.
O aumento do número de receitas evidencia o surgimento de bons resultados que se obtém com o investimento em linhas de produtos diferenciados, o que reforça a identidade da empresa, principalmente, se também trabalhar nesses produtos embalagens adequadas, ou algo que os remeta à empresa. O famoso pãozinho francês também contribui para o aumento deste índice.
A expectativa é que esses números continuem em crescimento, fazendo com que o setor de Panificação alcance maior destaque e desenvolvimento, por meio da inovação e incorporação de novas tendências de mercado.
O gráfico a seguir mostra os volumes de faturamento por departamento e destaca o crescimento da produção própria no setor, confira abaixo: