Que tal um happy coffee hour?

Norma Pão Tipo Francês – Diretrizes para avaliação da qualidade e classificação
julho 21, 2017
Redução de Sódio em Alimentos
agosto 21, 2017

Que tal um happy coffee hour?

Que tal um happy coffee hour?

Muito além da taça do Irish Coffee, o café avança pela mixologia desafiando os conhecimentos de barmen do mundo todo e forçando-os a incluir uma nova expertise no currículo, a de barista.

É que a agora, a bebida está recebendo cuidados mesmo quando vai parar na coqueteleira. Reflexo da exigência dos consumidores, cada vez mais interessados na bebida.

A moda está chegando ao Brasil e Thiago Nego, do Sofá Café, barista que já foi barman, já embarcou. Ele criou os drinques ao lado com cafés preparados de diferentes formas.

Para fazer gelo, usou a Toddy, método de extração a frio ideal para tirar o doçura dos grãos. “O gelo esférico derrete com mais uniformidade e libera a doçura aos poucos. Com o tempo, o drinque fica mais aromático”.

O gim-tônica é feito com uma tintura de café (infusão de grãos no destilado por 24 horas, misturada à tônica. Também usou um expresso curto como ingrediente. Os novos drinques com café devem entrar em breve no cardápio.

Integrante de um dos sites mais completos sobre o mundo dos cafés, Negranza diz que a tendência de usar o café de qualidade aplicado à coquetelaria é forte, especialmente em Nova York, Seattle e New Orleans.
“Os cafés de qualidade têm seu próprio universo e o coquetéis também. Drinques de café devem procurar fundir esses mundos”, diz Alex Negranza, barman chefe do Liberty Loves You e barista do Milsted and Company, ambos em Seattle, nos Estados Unidos.

Pode parecer curioso um moderno mixologista afirmar que café no bar é tendência – um dos primeiros registros de “coffee cocktail”, é de 1862, receita do Bartender’s Guide, clássico da mixologia escrito por Jerry Thomas. O drinque em questão, porém, não leva café, é uma mistura de vinho do porto, brandy, açúcar e ovo. Mas, há secúlos café e bebida alcoólica têm se combinado como atesta a Enciclopédia de Coquetéis de Simon Difford, lista 70 receitas de drinques com café.

A diferença agora é que os drinques não são feitos com café e sim com bebida resultante de diferentes métodos de extração, moagem, tosta…

 

Via: Estadão/Paladar