Norma Pão Tipo Francês – Diretrizes para avaliação da qualidade e classificação

Participe do Seminário Padaria Conceito
julho 6, 2017
Que tal um happy coffee hour?
agosto 21, 2017

Norma Pão Tipo Francês – Diretrizes para avaliação da qualidade e classificação

Norma Pão Tipo Francês – Diretrizes para avaliação da qualidade e classificação

Durante a Fipan | 2013, feira que aconteceu do dia 22 a 25 deste mês, foi feita a apresentação do lançamento da Norma ABNT NBR 16170:2013 – Panificação – Pão Tipo Francês, que se refere à práticas sobre padronização do pão, uma iniciativa que tem como objetivo principal garantir a qualidade dos produtos feitos nas padarias.

 

Quem fez a apresentação foi Márcio Rodrigues, CEO da Márcio Rodrigues & Associados, especialista no setor de panificação e confeitaria, e também o coordenador do grupo que desenvolveu a norma.

O Brasil é pioneiro no cenário mundial na elaboração de uma norma técnica que define as diretrizes de qualidade de um produto final – o pão. Este trabalho de normalização levou dois anos, tendo sido publicada em abril deste ano, mas com entrada em vigor a partir de 24 de maio. Embora não tenha caráter de obrigatoriedade, passa a ser a referência-padrão para ser seguida pelas padarias que desejem se aperfeiçoar. “A norma de Pão Francês é uma referência de qualidade do produto para as padarias e para o consumidor final”, diz Márcio Rodrigues.

Entre os benefícios potenciais a serem obtidos através da utilização da norma destaca-se a padronização do produto e suas características, facilitando o aumento de sua produção e otimizando a rentabilidade nas panificadoras.

No que diz respeito às normas regionais ou internacionais, hoje somente existem normas ligadas à matéria-prima e equipamentos necessários para a produção do pão francês. Neste sentido, a elaboração da norma de pão francês fortalece o reconhecimento internacional que o Brasil possui na busca da competitividade do setor de panificação. A Associação Brasileira da Indústria de Panificação – Abip –, Sebrae e Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria – ITPC – atuarão na conscientização e capacitação das padarias para a utilização da norma de pão francês após a sua publicação.

 

Fonte: Márcio Rodrigues & Associados