Panificadoras aumentam faturamento após adesão ao Propan

Empresários do Centro-Norte baiano trocam informações nos Encontros Empresariais
novembro 22, 2015
Abitrigo lança novo site informativo
dezembro 22, 2015

Panificadoras aumentam faturamento após adesão ao Propan

Panificadoras aumentam faturamento após adesão ao Propan

Subsidiada em 80% pelo Sebrae, a ação oferece consultoria especializada em setores como produção, gestão de pessoas e marketing

por Luciane Souza (Agência Sebrae)

17/11/2015

Há três anos no mercado de panificação, no município de São Desidério, Oeste da Bahia, a empresária Neuzelita Muniz decidiu que era hora de inovar o empreendimento JC Panificadora. Em julho desse ano, resolveu participar do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan Pleno), onde recebeu consultorias especializadas em setores como produção, gestão de pessoas e marketing.

Neuzelita percebeu que o movimento em seu estabelecimento aumentou após algumas mudanças na empresa, orientadas pelos consultores da iniciativa, que durou quatro meses. “Mais do que elogios, os clientes estão comparecendo. E tudo melhorou após pintar a padaria, mudar móveis de lugar, colocar novas prateleiras e passar a utilizar a comanda para maior controle de vendas de produtos, dentre outras mudanças”, destaca a empresária. Prova disso é que, apesar do momento econômico do país, na panificadora foi percebido um aumento nas vendas, que deve permanecer em alta.

A empresária Stela Maris, proprietária da Panificadora Italiana, também participou do Propan Pleno. “Já podemos notar uma diferença em nosso caixa de 20% em incremento. Com isso podemos dar andamento a novos projetos”, conta ela, que está há 21 anos no mercado, em Barreiras.

Participaram também da ação as padarias Belo Pão, Pão Caseiro, Delícia, Delícia 2 e Esquina do Pão, de Barreiras.

O programa visa melhoria na qualidade dos produtos, redução dos custos e dos desperdícios, satisfação dos clientes e aumento de produtividade, como destaca o gerente regional do Sebrae Barreiras, Emerson Cardoso. “Cada empresa constrói seu plano de ação com orientação dos nossos consultores e, no final, pudemos avaliar que os resultados financeiros e tecnológicos foram satisfatórios”, ressalta.

Segundo o consultor do Instituto Tecnológico de Processos e Competitividade (ITPC), Thiago Marçal, o programa traz resultados positivos para os empresários, desde a área de gestão até o aumento na produtividade e vendas. “Em Barreiras, especificamente, todos os sete participantes da turma que formamos em novembro comprovaram um crescimento nas vendas. É o atestado de que os quatro meses de programa valem muito à pena”, diz.