MEI são alvo de pesquisa pelo convênio ABIP/ITPC/SEBRAE

ITPC apresentará cases de sucesso no 3º Fórum de Produtividade do Sebrae Rio
outubro 22, 2015
Diferencial competitivo para buscar rentabilidade
novembro 22, 2015

MEI são alvo de pesquisa pelo convênio ABIP/ITPC/SEBRAE

MEI são alvo de pesquisa pelo convênio ABIP/ITPC/SEBRAE

Renato Faria

24/11/2015

De acordo com o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) existem hoje no país mais de cinco milhões de microempreendedores individuais (MEI). Destes, mais de 700 mil tem atividades ligadas ao setor de alimentação. E de acordo com o Sebrae, perto de 30 mil MEI estão ligados ao setor de panificação e confeitaria. Muitos vindo de experiências anteriores com trabalho informal e ávidos por permanecer e crescer no mercado. Ou seja, é um público que merece atenção e o convênio ABIP/ITPC/SEBRAE busca entender suas necessidades com uma ação específica.

Essa ação envolve uma pesquisa com MEI de todo o país de forma a relacionar aspectos que levaram os empreendedores a optar por ser um MEI, sua entrada no segmento de alimentos e bebidas, suas dificuldades e carências. A aplicação desse questionário já começou, tendo sido realizado em estados como RJ, MG, AP e MA em mais de 100 empresas. No Rio de Janeiro e São Luis, por exemplo, os questionários foram aplicados dentro da Feira do Empreendedor. Além disso, tem sido feito contatos com parceiros como os Sebrae/UF, fornecedores e distribuidores para formar uma rede de informações sobre os MEI, facilitando sua identificação.

Esse material dará origem a uma série de publicações (artigos técnicos e uma cartilha) e de um modelo de atendimento voltado para o microempreendedor individual do segmento de alimentos e bebidas, além de seminários para apresentação dos resultados e discussões sobre o trabalho com esse público e superação de seus desafios.

Se você é MEI e quer participar da pesquisa ou ainda Sebrae/UF, entidades e empresas que podem contribuir com informações são bem-vindos. Entre em contato com o convênio pelo e-mail karlene@institutoitpc.org.br.