Representantes do ITPC palestram na Superminas

Clínicas Tecnológicas levam informação para empreendedores na Superminas
outubro 22, 2015
A evolução das padarias
outubro 22, 2015

Representantes do ITPC palestram na Superminas

Representantes do ITPC palestram na Superminas

por Igor Marques

29/10/2015

O 29º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas 2015) destacou o conhecimento como uma importante ferramenta estratégica para os empreendedores. Durante o evento, representantes do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) palestraram nos Seminários ABIP/Propan colaborando com essa visão. Os auditórios ficaram cheios para acompanhar informações e conceitos de uma nova forma de pensar a gestão dos negócios de panificação.

 

Os seminários começaram na quarta-feira (21), segundo dia de Superminas. Durante a apresentação de abertura, Giovani Assis Mendonça, diretor executivo da ABIP, destacou o crescimento do setor de panificação nos últimos anos e a importância da indústria no mercado brasileiro de alimentação. O presidente da Amipão, Tarcísio José Moreira, falou da importância do alinhamento das empresas às tendências de mercado para seu desenvolvimento. Já Adilson Rodrigues, Superintendente da Amis, destacou as semelhanças entre panificadores e supermercadistas.

 

Após os discursos iniciais, a consultora Laila Costa falou sobre processos produtivos na panificação e como eles são importantes para a otimização da empresa. O diretor técnico do ITPC, Emerson Amaral, foi o segundo a se apresentar no dia. Ele destacou fatores econômicos das padarias brasileiras, a importância de controlar os custos e de se manter atento aos indicadores do negócio. O padeiro e confeiteiro belga Lionel Verstraelen foi o último a se apresentar no primeiro dia. O especialista falou de fatores críticos de sucesso para a qualidade de produtos panificados, destacando pontos de atenção na fabricação dos itens.

 

O último dia da Feira começou com a apresentação do contador Rogério Neber Ferreira. Ele falou sobre o impacto da tributação para as padarias e alertou os participantes sobre como planejar a tributação das empresas. A especialista em recursos humanos, Gilda Lima, destacou a importância de desenvolvimento de processos na formação das equipes internas e no desenvolvimento de colaboradores.

 

A última palestra dos seminários e a mais cheia dos dois dias foi a de Márcio Rodrigues, presidente do ITPC. Ele falou sobre a inteligência competitiva na panificação, destacando como o empreendedor pode usar seu conhecimento e suas informações para detectar falhas nas operações da empresa e como desenvolver o negócio.