por Paulo Fortuna (Agência Sebrae)
29/05/2015
A adoção de normas técnicas pode resultar em aumento de competitividade e qualidade dos pequenos negócios. Esse foi um dos principais temas debatidos nessa quinta-feira (28) no Workshop Internacional sobre Normalização e Pequenos Negócios, promovido pelo Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em São Paulo.
“A normalização é um grande caminho para trazer qualidade e inovação para os pequenos negócios”, destacou a analista do Sebrae Nacional, Hulda Giesbrecht, que representou a instituição no evento. A analista, que coordena essa área no Sebrae Nacional, também lembrou que a normalização é um mecanismo para tornar os pequenos negócios mais competitivos, contribuindo para melhorar seus resultados.
O evento foi finalizado com o painel Parceria ABNT e Sebrae: Aprendizado e Casos de Sucesso, onde foram debatidos os casos de normalização das indústrias de panificação (equipamentos e pão francês) e turismo de aventura.
No caso da panificação, a Norma Técnica instituída pela Comissão de Estudo Especial do Pão tipo Francês da ABNT, em conjunto com o Sebrae, estabeleceu a partir de 2013 diretrizes para avaliação da qualidade e classificação do produto. Ela define 13 quesitos de avaliação dos pães, indicando um estado desejado para diferentes características particulares como pestana, casca, cor, brilho, estado do miolo, odor, sabor e peso. “A normalização do pão francês foi um divisor de águas na indústria de panificação no Brasil”, afirmou Márcio Rodrigues, presidente do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), Márcio Rodrigues.
Rodrigues ressaltou que a adoção da norma – que não interfere no método de fabricação do pão – já produziu resultados positivos para empresas do setor, como o caso de uma padaria que aumentou em 18% as suas vendas. Rodrigues lembrou, entretanto, que a normalização ainda é um grande desafio para a indústria da panificação, já que avaliação recente realizada com 520 padarias de diversas regiões do Brasil apontou que grande parte delas ainda está distante de atingir o padrão mais elevado estabelecido pela norma.
O diretor de Relações Externas da ABNT, Carlos Amorim, enfatizou a importância da parceria com o Sebrae para a adoção de normas e destacou o potencial para novas parcerias visando os pequenos negócios. “São quase 10 milhões de pequenos negócios no Brasil com potencial para se beneficiarem do trabalho desenvolvido na normalização, que é um instrumento de competitividade”, afirmou o diretor.