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Pão francês ficou mais caro em março

por Igor Marques

08/04/2015

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou, nesta terça-feira (8), a Pesquisa Nacional de Cesta Básica referente ao mês de março, com a variação de valor dos produtos. Conforme os dados, durante o período, alguns itens tiveram predominância de alta nas capitais brasileiras, como o pão francês. O produto aumentou 1,63% em média, uma taxa superior aos 0,13% da taxa média da cesta. Dentre as capitais pesquisadas, o preço do pão ficou estável em Manaus e teve queda em Fortaleza (-1,29%). Os aumentos oscilaram entre 0,12% em Curitiba e 5,26% em Aracaju.

 

No acumulado dos últimos 12 meses, o preço pão francês subiu 6,62%. O índice é inferior à média dos demais itens da cesta básica que ficaram 7,94% mais caros. No último ano, todas as cidades mostraram alta, com variações entre 0,28% em Natal e 28,26% em Aracaju. Segundo informado pela pesquisa do Dieese, a falta de trigo de qualidade no mercado brasileiro, a importação mais cara do grão pela desvalorização do real, além do aumento da energia elétrica impactaram no preço do pão francês.

 

De acordo com levantamento do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), o impacto do aumento das tarifas para as empresas foi repassado para o consumidor. Somente no ano passado, os preços dos produtos adquiridos pelas panificadoras no atacado tiveram um reajuste médio de 8,71%. A alta do salário médio nas padarias foi de 18,2%, o custo com embalagens aumentou em 13,3% e a energia elétrica 14,8%.

 

No mesmo período, o reajuste dos preços médios praticado nas padarias brasileiras foi de 11,5%. “Os custos estão subindo muito e a panificação está pressionada. A inflação nunca esteve tão presente.”, afirma o presidente do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), Márcio Rodrigues.

Fonte: DIEESE. Pesquisa Nacional da Cesta Básica Obs.: Podem ocorrer pequenas diferenças nas variações em relação ao texto, pois os dados desta tabela derivam do cálculo resultante do preço dos produtos multiplicado pelas quantidades estabelecidas