Convênio ITPC, Abip e Sebrae conquista liberação da Norma do Pão Francês

O pão nosso de cada dia
janeiro 22, 2015
Segmento alimentício está longe de crise
janeiro 22, 2015

Convênio ITPC, Abip e Sebrae conquista liberação da Norma do Pão Francês

Convênio ITPC, Abip e Sebrae conquista liberação da Norma do Pão Francês

por Igor Marques

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciou, nesta quarta-feira, a liberação do acesso gratuito a Norma Técnica NBR 16170:2013 para os pequenos negócios do setor de panificação. A publicação acontece após reunião realizada pelo convênio firmado pela entidade com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), realizada na terça-feira, na sede do Sebrae, em Brasília, onde o acordo foi firmado. A norma foi incluída numa parceria do Sebrae com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) onde são publicadas coleções setoriais de  normas técnicas.

 

A Norma Técnica, instituída pela Comissão de Estudo Especial do Pão tipo Francês da ABNT, em 2013, estabeleceu diretrizes para avaliação da qualidade e classificação do produto. Ela define 13 quesitos de avaliação dos pães, indicando um estado desejado para diferentes características particulares como pestana, casca, cor, brilho, estado do miolo, odor, sabor e peso. Nem mesmo em outras nações, onde a cultura da panificação é valorizada como uma arte, como a França, possuem algo como o padrão de qualidade brasileiro.

 

“Com a norma do resultado final, as padarias podem escolher o caminho que desejarem para atender esse padrão de qualidade. E da percepção subjetiva, que sempre vigorou em nosso setor, passamos a ter critérios objetivos para definir o que é um pão de qualidade. Esse modelo de avaliação ainda permite que as padarias possam desenvolver o caminho próprio para atender esse padrão, sem alterar com a cultura interna das companhias e das regiões”, afirmou Márcio Rodrigues, presidente do ITPC.

 

Para ter acesso a Norma, clique no link: http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/setorial/

Acesse a opção Panificação e informe o CNPJ da sua empresa para acessar o texto.

 

Futuramente, o convênio ITPC, Abip e Sebrae realizará encontros e workshops sobre a qualidade do pão e a norma da ABNT gratuitamente para ajudar as empresas em sua aplicação. Fique atento a nossos canais de comunicação para mais informações.