Comportamento do Consumidor: Consumo entre os maiores de 60

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Comportamento do Consumidor: Consumo entre os maiores de 60

Comportamento do Consumidor: Consumo entre os maiores de 60

Quando analisamos os números e a evolução das taxas de fecundidade e longevidade da população brasileira, percebemos que as estimativas para os próximos dez anos apontam para uma quantidade de pessoas, maiores de 60 anos, que excederá os 30 milhões de indivíduos. Tal constatação nos transporta a uma conjuntura numérica de quase 13% da população brasileira.

De fato, os prognósticos apontam para uma realidade incontornável: o grupo de indivíduos com mais de 60 anos foi o que mais cresceu em termos proporcionais no Brasil, enquanto a população jovem encontra-se em um processo de desaceleração de crescimento. Até a década de 60, todos os grupos etários se desenvolviam de forma similar, fato que sustentava a estabilidade da composição da pirâmide etária. Todavia, hoje, a configuração da população sofreu mudanças bastante abrangentes e o nosso século está sendo edificado com uma população de indivíduos mais velhos, que crescem, proporcionalmente, oito vezes mais do que os jovens e quase duas vezes mais que a população total.

Notadamente tal população tem estabelecido diálogos bastante proveitosos com os novos tempos digitais. É o que tem revelado, de forma progressiva, os Estudos Marplan – EGM (de Abril/2012 a Março/2013). Hoje, por exemplo, 1/4 das pessoas acima de 50 anos tem o hábito de acessar a internet, não havendo diferenças em relação ao sexo (a base usada foi a dos que acessaram a internet nos últimos 30 dias). Ambos, homens e mulheres que entram (ou que já estão inseridos) na chamada “3ª idade”, vêm gradativamente elevando a familiaridade com os espaços digitais e, como consequência, aumentando de forma rápida e contínua a penetração do meio no grupo em questão.

Entre as finalidades de acesso ao ambiente em rede, a leitura de e-mails ocupa o 1º lugar no ranking (79%), seguido bem de perto pelas buscas por temas e interesses diversos (78%). Também merecem destaque o interesse desse grupo pela noticias em geral e pelos sites de relacionamento disponíveis online com 58% e 46%, respectivamente, dos percentuais que mobilizam o acesso dos idosos à internet.

Fonte: Meio & Mensagem