Capacitação para Padarias sobre Práticas Higiênico-Sanitárias

Franquia de padaria drive-thru quer abrir 60 unidades este ano
junho 21, 2013
IREKS no Brasil: juntos somos mais fortes
junho 21, 2013

Capacitação para Padarias sobre Práticas Higiênico-Sanitárias

Capacitação para Padarias sobre Práticas Higiênico-Sanitárias

O auditório do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria em Belo Horizonte está sendo a sede de uma Capacitação para Padarias sobre Práticas Higiênico-Sanitárias, que teve início hoje, dia 25 de junho, e se estende até sexta feira, 28 de junho. A ação foi desenvolvida pelo convênio ABIP/ITPC/SEBRAE, com o objetivo de capacitar e qualificar as empresas de panificação em relação à tais práticas.

 

Está não é a primeira ação desenvolvida e executada pelo convênio, na ultima parceria foi elaborada uma cartilha sobre boas práticas na panificação e confeitaria, seguindo os preceitos do Programa Alimento Seguro – PAS, desenvolvido pelo Sistema S (Sebrae, Senai, Sesc, Senac e Sesi), que tem como objetivo reduzir os riscos de contaminação dos alimentos, por isso aplica metodologias que visam o manuseio cuidadoso dos alimentos, para assim oferecer mais segurança aos clientes.

 

No convênio atual, houve uma adequação dessa cartilha criada anteriormente à norma NBR 15.635, que estabelece os requisitos necessários a serem cumpridos se tratando das práticas de higiene e cuidados com a manipulação de alimentos. Após o ajuste, foi feito um repasse dessa nova metodologia a consultores indicados pelos Sebrae/UF, que já possuíam formação na metodologia do PAS.

 

A última fase da capacitação é aplicar a metodologia em grupos de padarias utilizando o material já desenvolvido. O trabalho já está em andamento em Cuiabá/MT e Belo Horizonte/MG. As próximas cidades serão Caxias do Sul/RS, Natal/RN e Manaus/AM.

 

Por: Bárbara Santos