2° Encontro Técnico Vilma Alimentos

Lançamento Oficial do Festival Pães e Quitandas de Minas
junho 21, 2013
Seminário Tecnológico da Panificação é realizado no Amapá
julho 21, 2013

2° Encontro Técnico Vilma Alimentos

2° Encontro Técnico Vilma Alimentos

O ITPC participou do Segundo Encontro Técnico Vilma Alimentos, que tem como objetivo principal apresentar o mix de produtos da marca, destinado ao setor de panificação, e a participação ativa na etapa de desenvolvimento das receitas, fase esta que vai até de dia 30 de julho, data limite para entrega das receitas criadas pelas panificadoras para o Pães e Quitandas de Minas | 2013.

 

Este encontro, assim como o primeiro, foi destinado exclusivamente aos participantes do Festival Pães e Quitandas de Minas | 2013, que aproveitaram a oportunidade para receber o voucher no valor de 150,00 oferecidos pela Vilma Alimentos, a serem consumidos na Loja Conceito da marca, para testes das ideias de receitas a serem apresentadas para o Festival.

Estiveram presentes no encontro empresas que já haviam participado do Festival no ano anterior e também àquelas que estreiam no concurso gastronômico. Marcaram presença a equipe das padarias Antoine, Niquelina, Vianney, São Sebastião, Boníssima, Halley, Pão de Santa Rita e a Padaria vencedora do Festival do ano passado: Pedro Padeiro.

 

“No Festival do ano passado, entramos com muita vontade e motivação, mas sem imaginar que chegaríamos até a final. Foi uma surpresa muito grande quando conseguimos a primeira colocação! Outra grata surpresa foi a experiência de ter uma consultoria oferecida pela parceria do ITPC e SEBRAE, achamos o trabalho produtivo e interessante, que até hoje nos traz benefícios”, disseJane Magalhães, uma das proprietárias da padaria vencedora do ano de 2013, Pedro Padeiro. Jane também afirma que não só a diretoria, mas toda a equipe está empolgada em participar do festival este ano pela repercussão do ano passado, o que também está facilitando na criação de ideias das receitas.

Outra padaria que repete sua participação no festival é a Vianney. Nayara Tatiane, do setor de Marketing, confirma as boas expectativas de toda a equipe. “Vejo o Pães e Quitandas como oportunidade de divulgação, e embora a padaria já tenha uma tradição no setor de alimentação, em belo horizonte, é uma forma de conseguirmos lançar novos produtos e mostrar toda gama de produtos que a padaria produz.”

 

As expectativas dos novos participantes também são positivas, uma das padarias presentes no encontro aproveitará o festival para inauguração de uma de suas lojas: A Panificadora Boníssima, que já tem uma sede no Gutierrez, agora se prepara para abrir uma nova loja na Vila da Serra, e aproveitará a o Festival para o lançamento dos produtos através do Pães e Quitandas. Doriva Bento, gerente geral da nova loja, disse que o encontro foi a primeira chamada do concurso, e que serviu de conhecimento para conhecer o que há de novo no mercado e já aproveitou para tirar ideias para novas receitas.

 

Além do Festival em si, as padarias dão muita importância às etapas de todo o concurso. Emaculada Peluso, gerente geral da Padaria Niquelina lembra oproblema de rotatividade de funcionários que as empresas enfrentam hoje. Através do festival aspanificadoras têm a oportunidade de participar de consultorias oferecidas pelo SEBRAE e ITPC, que podem ser favoráveis no sentido de treinamento da equipe.

 

Já para a Padaria Vianney, o depoimento é do retorno positivo em relação àparticipação no festival em 2012. “Usamos uma das fases do festival ainda hoje para contato com os clientes. Os aspectos que o festival cobra como atendimento, produção, etc., ainda usamos em benefício da padaria” Afima Nayara. Lucelino, da Panificadora Halley, além das outras etapas, julgou essa novidade do Encontro Técnico de extrema importância, pois foi válido para “aflorar ainda mais as ideias para criação das receitas! É importante sair do comum e buscar inovações; acabou tirando as limitações de ideias que tínhamos”. Lucelino completou dizendo que “este ano o pessoal está ainda mais animado. Na primeira vez eles ainda tinham dúvidas do que era o festival, do que iria acontecer, mas que este ano estão mais animados e confiantes.”.

 

Por: Bárabara Santos