Lançamento de produtos no mercado para redução de sal nos pães

Lançamento do Festival Gastronômico “Sabores do Pará”
março 21, 2013
I Fórum Internacional Medalha de Ouro Inovação na Panificação e Confeitaria
março 21, 2013

Lançamento de produtos no mercado para redução de sal nos pães

Lançamento de produtos no mercado para redução de sal nos pães

A Puratos, empresa com vasta experiência e com gama completa de produtos inovadores nos setores de panificação, confeitaria e chocolate, lança no mercado de panificação o redutor de sódio S500RS. O produto vai atender pães feitos de forma artesanal, industrial, o setor de supermercados e no canal food service.

O S500 RS é um produto com a tecnologia que possibilita os panificadores oferecerem pães para os seus consumidores já atendendo às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, pois é um produto que vem com a quantidade de sal reduzida.

O melhorador poderá ser aplicado na produção de Baguetes, Pães de forma, integral, Roscas, além do tradicional pão Francês (conhecido como o pãozinho de sal), resultando na maior flexibilidade para a produção de pães artesanais e industriais.

Em 2011, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMA), Associação Brasileira da Indústria de Trigo (ABITRIGO) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) firmaram Termos de Compromissos, com a finalidade de estabelecer metas nacionais para redução do teor de sódio em alimentos.

Assim, as padarias devem fazer um esforço conjunto com vistas a disponibilizar a população um pão francês com quantidades menores de sódio. Para isso, as empresas devem começar pela redução do teor de sal adicionado à farinha (de 2% para 1,8%).

 

Isso significa que uma receita que utilizava 50 kg de farinha de trigo e que, tradicionalmente, é adicionada 1000g de sal (2% da base de farinha de trigo) terá a quantidade de sal reduzida para 950 gramas, cerca de 1,9% da base de farinha de trigo, e para 900 gramas, ou seja 1,8% da base de farinha de trigo até o final de 2014.

Segundo a nutricionista Gabby Almeida, também consultora do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria – ITPC – é essencial que se mantenha um trabalho de padronização na produção dos pães. “É importante que isso realmente ocorra na prática, ou seja, que no dia a dia nas padarias seja feito um trabalho para padronizar e balancear a receita de modo que se mantenha a qualidade do produto e que sua aceitação pelo consumidor não seja prejudicada, e que aconteça essa redução no real como está sugerido no papel”, explica.

Ainda de acordo com a nutricionista, as reduções de sal nos pães vão ajudar pessoas portadoras de doenças cardíacas. “Ocorrendo à redução de sódio, proporciona aos consumidores um pão ‘mais saudável’, e as pessoas portadoras de hipertensão e problemas cardiovasculares, ou aquelas que têm predisposição a tais doenças, terão maior segurança em adquirir um alimento mais saudável.” E completa que para reduzir o sódio de algum alimento, é preciso reduzir o sal (pois em sua composição tem em torno de 40% de sódio, e o sal é a principal fonte de sódio da alimentação).

 

Por: Wilton Martins