Fornecedores do setor de panificação do Brasil pretendem mostrar nos Emirados Árabes Unidos como é ampla a sua gama de serviços e produtos. A Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan) renovou um convênio para promoção internacional do setor com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e entre os planos estão apresentar, no ano que vem, uma padaria modelo na Gulfood, feira do setor de alimentação que ocorre em Dubai sempre no começo do ano.
O convênio entre as duas entidades tem oito mercados como foco e um deles é a Arábia Saudita. Com a participação na Gulfood, os fornecedores da panificação pretendem alcançar os sauditas e também os demais países do Oriente Médio. De acordo com a gerente do projeto pela Abiepan, Monique Morata, o espaço na feira está sendo negociado. A ideia é mostrar no local o modelo de padaria brasileira, que normalmente não é apenas um local para venda de pão, mas uma “estação de negócios”, com serviços de pizzaria, lanchonete, restaurante, confeitaria, etc.
“A Apex identificou que a Arábia Saudita está comprando muito do Brasil. Os nossos maiores concorrentes lá são Europa, Estados Unidos e China. Mas com a crise, a Europa não tem feito o trabalho de pós-venda”, afirma Morata. Com isso foi aberto espaço para novos fornecedores, onde o Brasil está entrando. Com a participação na Gulfood será a primeira vez que a Abiepan monta uma padaria modelo no Oriente Médio. O espaço deverá ter mais de 100 metros quadrados, segundo Morata.
A Abiepan reúne empresas fabricantes de equipamentos para panificação, como fornos, assessórios como prateleiras e balcões e ingredientes, como fermentos e pasta americana. A associação tem 53 empresas integrantes, das quais 31 participam do projeto com a Apex. No ano passado, elas faturaram US$ 8,5 milhões com exportações. Neste ano, segundo Morata, o objetivo é aumentar este valor em 10%. Os equipamentos, conta a gerente, representam o maior volume nas vendas externas do segmento e a América Latina é o principal mercado.
No convênio firmado com a Apex, porém, além da Arábia Saudita, são mercados prioritários, que serão foco das ações, Chile, Colômbia, Peru, México, Angola, Estados Unidos, México e Rússia. Entre as ações previstas estão o trabalho de “branding”, um diagnóstico do setor, seguido de um gerenciamento de marca, estudo para saber como segmento deve se apresentar a cada mercado. Também haverá participação em outras feiras internacionais, análise de dados estatísticos do segmento e projetos comprador e de imagem, pelos quais importadores e jornalistas são trazidos ao Brasil, os primeiros para rodadas de negócios.
Por meio do convênio, chamado Brazilian Bakery, que foi renovado até fevereiro de 2015, serão investidos R$5,9 milhões. A parceria entre a Apex e Abiepan, para promoção internacional, já existe desde 2003.
Fonte: ANBA