Metade das refeições deverá ser feita fora de casa em 2022

Visita técnica marca programação do XVII Curso de Multiplicadores da Márcio Rodrigues & Associados
julho 11, 2012
julho 17, 2012

Metade das refeições deverá ser feita fora de casa em 2022

Atualmente, cerca de um terço do orçamento das famílias brasileiras são gastos com refeições feitas fora de casa

 

12/07/12

Segundo o diretor da ECD, consultoria especializada em food Service (toda área responsável por produção e distribuição de comida fora do lar), Enzo Donna, em 2022, metade das refeições das famílias brasileiras serão feitas fora de casa. O número é bem próximo do realidade dos Estados Unidos, onde 48% das refeições são feitas fora de lar.

 

Segundo o levantamento, até 2014 o mercado deve chegar a 70 milhões de refeições servidas por dia. No ano passado, desde o cafezinho até uma refeição completa foram servidas 63 milhões de refeições por dia e para 2012 a estimativa é que o número chegue 65,2 milhões.

 

Crescimento do setor

 

Segundo o especialista do setor e sócio da JPontara Inteligência do Mercado de Food Service, Jean Pontara, o mercado de refeição fora de casa é um dos setores que mais cresce no País.

 

Segundo ele, este crescimento é impulsionado pela distância entre o trabalho e a casa, o que impossibilita cada vez mais que o brasileiro faça refeições no domicílio.

 

Outro fator é o aumento da renda das famílias que, por não ser suficiente para compra de bens móveis, acabam sendo destinado para compra de bens de consumo e lazer.

 

“A população está cada vez mais direcionando parte da renda para o consumo e lazer, ou seja, estão jantando mais em restaurantes e consumindo mais fast foods”, explica Pontara.

 

Pontara ainda ressalta o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, o que influencia que os membros da família, como filhos e marido, acabem optando por fazer uma refeição fora do lar, pela ausência da mãe ou esposa.

 

Desafios do setor

 

Segundo o especialista, atualmente, o setor de food service, encontra dificuldade em encontrar profissionais devido a carga horária estendida.

Em sua opinião, o mercado terá que melhorar o salário desses profissionais para atrair a mão de obra necessária para atender a demanda.

 

Para 2014, com realização da Copa do Mundo, Pontara acredita que o setor não tem capacidade para atender a grande demanda com a estrutura atual.

Outro desafio, na opinião do especialista, será realocar todo o investimento feito na área de alimentação fora de casa após o evento.

 

“Os estabelecimentos deverão optar espaços multifuncionais, onde é possível servir uma refeição e ao mesmo tempo vender congelado ou até mesmo montar uma sala de reunião para atender os profissionais. A grande jogada nesta fase será a criação de espaços híbridos”, ressalta.