11/06/12
Todo mundo tem sua padaria predileta. Eu também e, já que os guias turísticos não costumam dar muita bola para elas, resolvi listá-las aqui. Quando você for a Paris, por exemplo, não é só o Louvre que você não pode deixar de visitar. Tem também a boulangerie Poilâne, a mais famosa da cidade-luz.
Paris, França
Poilâne
|
8 rue du Cherche – Midi – 75006 |
No meio do mítico bairro de Saint Germain, a padaria do meu falecido amigo Lionel Poilâne continua sendo a mais famosa e badalada boulangerie parisiense. Resgatou métodos antigos de se fazer pães assados em forno a lenha. Poilâne fez a introdução do meu primeiro livro sobre pães, o Pães de França. Imperdível.
Montmartre
Place Jean Batiste Clement
Essa padaria era onde todos os dias eu comprava o pão para levar para a casa de meu pai, com quem morava em pleno Montmartre. Muito charmosa, La Ficelle, um tipo de baguette super fina, ideal para o café da manhã, é simplesmente divina. Aproveite para visitar o bairro e seus artistas. Se quiser ver onde morava, passe na rue Cortot, número 8. É uma rua pequenininha que, se você continuar em frente, o levará até o Cabaret Lapin Agil.
J. L. Poujauran
20 rue Jean Nicot – 75007
Quando passar pelos Invalides, onde está o túmulo de Napoleão, dê uma passada por esta padaria. Você ficará encantado com a diversidade de pães que ali se faz.
Le Moulin de la Viérge
82 rue Daguerre – 75014
Uma das mais charmosas padarias de Paris. Para mim, ela tem sabor especial pois até alguns anos atrás, eu morava nesta rua e tinha então privilégio de desfrutar cotidianamente das suas delícias. Sem falar do seu astral. Aproveite também para andar pela rua, uma das mais comerciais de Paris e, o melhor, só para pedestre. Uma maravilha.
Á La Flûte Gana
226 rue des Pyrenees – 75020
A padaria que ate hoje leva o troféu da melhor baguette de Paris. Não perca!
Sydney, Austrália
Victoire
285, Darling Street – Balmain – New South Wales
Não é porque é a padaria da minha mãe, não. A padaria de Myriam Cordellier é uma referência na Panificação daquele país. Tudo que sei de pão aprendi lá com ela. A Victoire fez toda a sua reputação com o seu famosíssimo Pain au levain.
Fonte: Site Olivier Anquier