Organização dos produtos em uma padaria

Padarias pelo mundo
junho 11, 2012
Panificação – Superando desafios e aumentando a lucratividade – Participe!
junho 14, 2012

Organização dos produtos em uma padaria

12/06/12

 

Práticas de organização em uma padaria evita desperdícios e atrasos

A organização em uma padaria ou confeitaria é fundamental para evitar desperdícios e agilizar o processo de produção. Mais do que determinar o lugar para cada ferramenta, a organização do estabelecimento tem que começar pelos funcionários e se tornar padrão em todas as diferentes áreas da padaria.

Para manter a empresa bem organizada, o ideal é ter áreas de produção separadas para cada linha de produtos, com uma área só para a produção do pão francês, outra para pães especiais, confeitaria gelada, salgados e demais produtos. Caso o ambiente não seja tão grande para ter essa segmentação, recomenda-se ter uma área só para a produção do pão francês e outra para confeitaria.

Outra ferramenta que auxilia na organização da panificadora são quadros de recomendação em cada segmento da loja, que servirá como exemplo para todos os funcionários da loja, desde os mais novos até os mais experientes, com orientações para a limpeza, disposição de produtos em prateleiras até embalagens de produtos.

Para que funcionários de diferentes turnos encontrem os produtos sem dificuldade, é importante estabelecer um lugar de fácil acesso aos objetos. Uma maneira eficiente de organização é classificar os objetos de acordo com a frequência de sua utilização.

O Instituto ITPC lista alguns exemplos de como manter a indústria organizada em diferentes áreas, como no depósito e áreas de manutenção, produção, embalagem e os cuidados no armazenamento da farinha.

 

Para mais informações acesse: O lugar certo para cada coisa  (Instituto Tecnológio ITPC)

 

 

Fonte: Portal Panificação Sebrae