Buffet na padaria, uma boa ideia?

ITPC na Fipan 2012 – confira a programação
maio 31, 2012
Palestra sobre gestão de custos atrai empresários panificadores
junho 1, 2012

Buffet na padaria, uma boa ideia?

31/05/12

O setor de padarias e panificadoras, ou seja, a panificação em geral cresceu altamente nos últimos anos. Segundo algumas pesquisas do setor e notícias relacionadas, as panificadoras têm investido em serviços de conveniência e ampliado o oferecimento de panificáveis. Uma das ideias que tem dado certo é ter buffet na padaria para a hora do almoço, servindo comida caseira e de qualidade a preços razoáveis ou de acordo com a realidade da região.

 

Em Curitiba, esta alternativa para o crescimento de panificadoras já é algo bem visível em padarias que atendem públicos distintos. Na Avenida Manoel Ribas, uma das mais tradicionais da cidade por exemplo, na distância de apenas 2 quadras podem ser identificadas duas panificadoras que oferecem o serviço de buffet na padaria para o almoço.  Já na Família Farinha, padaria de requinte e tradicional na cidade, a ideia do buffet na padaria também pegou e já estão oferecendo massas italianas na hora sagrada de almoçar.

 

Em Fortaleza também se tem registrado acréscimo no número de buffets em padarias. Segundo matéria veiculada no site da TV Sinal, a expansão é tendência. A padaria Romana de Fortaleza já registrou aumento de 10% na procura pelo almoço.

 

Seis cuidados para montar Buffet na padaria

 

Muitos empresários de padarias podem estar se perguntando neste momento se em seu negócio, oferecer buffet na padaria daria certo. Portanto, vamos elencar alguns pontos que você deve prestar atenção antes de investir nesta ampliação:

 

Estude a região: veja se ao redor de sua padaria, existem restaurantes ou demais panificadoras que têm buffet. Se sim, vá até o local, experimente e veja no que você pode se destacar.

 

Estude o preço: Antes de mais nada, pesquise sobre o preço do buffet na região.

 

Calcule custos: obviamente, você deve tatear fornecedores para estimar o custo da produção, dos funcionários, do gasto com equipamento. Neste ponto é importante ser astuto: às vezes comprando um bom forno para padaria, você economiza no maquinário.

 

Estude o público: veja que tipo de empresas e etnias estão ao seu redor e dependendo do nicho, você poderá prever o estilo, tempero e demais questões relacionadas ao oferecimento da comida.

 

Atenção ao espaço: para o buffet na padaria, você tem espaço? Tem cadeiras e mesas suficientes? As pessoas se sentiriam bem almoçando ali?

Divulgação: cuidado ao divulgar. Por vezes você acaba divulgando muito e não consegue atender o público todo.

 

Fonte: Perfecta Curitiba

_______________________________________

 

O Instituto ITPC auxilia a sua empresa a investir em inovação e mix de produtos diferenciados. Entre em contato pelo e-mail: itpc@institutoitpc.org.br para mais informações.