Gestão do negócio em Panificação e Confeitaria

‘Panificação está se reinventando’ – entrevista com o presidente do ITPC, Márcio Rodrigues
dezembro 9, 2011
Pequenos padeiros têm a receita para lucrar no Natal
dezembro 13, 2011

Gestão do negócio em Panificação e Confeitaria

12/12/11

 

Para administrar bem, o empresário deve ter capacidade de apurar os gastos necessários para a produção de seus produtos e serviços

Após a abertura da padaria e confeitaria, para que ela se torne rentável é preciso conhecer melhor sua empresa, seu funcionamento, fazendo controles e administrando com eficiência para que se tenham maiores condições de enfrentar o mercado competitivo.

Os métodos básicos para administrar uma padaria e confeitaria não devem ser diferentes dos praticados por um executivo. Saber aonde se quer chegar, integrar essa visão com a capacidade dos recursos disponíveis e implantar um plano de ação com um gerenciamento claro e consistente são alguns dos passos a serem tomados. Assim podemos destacar que, para o bom funcionamento da padaria são necessários controles eficientes nas seguintes áreas:

– Gestão Administrativa e Financeira

– Gestão de Pessoas

– Gestão da Produção

– Gestão de Marketing


Gestão Administrativa e Financeira

Para administrar bem qualquer padaria, o empresário tem que ter conhecimento e capacidade de apurar minuciosamente os gastos que são necessários para a produção de seus produtos e/ou serviços.

O empreendedor deve dispor de capital para cobrir os custos iniciais, que são: investimentos fixos, capital de giro e outros gastos necessários à manutenção da empresa durante a fase inicial, quando ainda não atingiu seu ponto de equilíbrio.

Para saber qual o momento em que a padaria começará a dar lucro ou quando chegou ao ponto de equilíbrio é necessário apurar e acompanhar diariamente os custos fixos e variáveis.

Os custos fixos são aqueles que a padaria desembolsa independente da produção ou não, por exemplo: aluguel, água, energia elétrica, telefone, entre outros.

Os custos variáveis são valores desembolsados de acordo com o nível de produção, ou seja, se aumentou a produção, aumentaram os gastos, como a compra de farinha de trigo e outras matérias-primas.

 

Dentre os controles utilizados para se apurar o resultado da empresa em um período pré-determinado está o quadro de Resultado Operacional. Nele devem ser lançados as vendas, estoque inicial, os custos com compra de mercadoria, o estoque final, as despesas operacionais, suas retiradas e investimentos como gastos com reformas ou aquisição de máquinas ou veículo.

Isso é necessário para, no final do mês, saber se a empresa teve lucro ou prejuízo, se faturou o que estava previsto, de acordo com as compras feitas no período analisado, e fazer as análises necessárias para melhorar o resultado ou corrigir a diferença do faturamento previsto para o faturamento real.

 

Acesse a íntegra do documento: Como criar um empreendimento de panificação e confeitaria

 

 

Fonte: Portal da Panificação do Sebrae