O Festival Pães e Quitandas de Minas 2013 teve seu evento de lançamento hoje, 12 de junho, no auditório da Amipão, no qual se apresentou oficialmente o projeto gastronômico aos públicos participantes (padarias e fornecedores) com o objetivo de aproximá-los do festival. O evento contou com a presença das padarias já inscritas nesta edição, fornecedores, imprensa, além de representantes do SEBRAE, Amipão e ITPC, parceiros na realização do festival.
Para iniciar o encontro, foi oferecido um coffee break pelos parceiros do “Pães e Quitandas”: Vilma Alimentos e Aurora Alimentos, que serviram produtos e receitas com ingredientes que compõem o mix de produtos voltados para o setor de panificação.
Tarcisio José Moreira e José Batista de Oliveira, presidentes da Associação Mineira de Panificação – AMIP -, abriram o evento dando as boas-vindas e agradecendo a todos os participantes presentes no evento. “Nós temos um sonho, de fazer este evento algo parecido com o ‘Comida di Buteco’, com o sentido de movimentar o setor de panificação”, afirma José Batista. O presidente da Associação citou também a preocupação com a preparação das padarias em receber turistas que virão à Belo Horizonte durante a Copa das Confederações.
Durante o evento, representantes das empresas parceiras mostraram suas expectativas e objetivos para o Festival. Ana Carolina Alves, supervisora de vendas da Vilma Alimentos, um dos patrocinadores, falou do novo canal food service e da participação nas etapas do festival, como os encontros técnicos que acontecem direcionados exclusivamente às panificadoras inscritas.
Cíntia Costa, do setor de trade marketing da Aurora Alimentos, outra patrocinadora do evento, mostrou expectativas positivas para o primeiro ano de parceria com o festival, falando da importância da aproximação com o público participante. Euzébio de Andrade, representante da Amplo Brasil, empresa que apoia o evento, completou falando da importância do envolvimento das padarias em eventos voltados para o setor.
Anderson Freitas analista técnico do SEBRAE Minas, parceiro técnico do festival, falou do surgimento da ideia da parceria para o evento e da importância de todas as etapas do festival, assim como a consultoria, e também dos colaboradores envolvidos no evento. “Contem conosco para melhorar os processos e qualificação de vocês, e aproveitem as consultorias que serão realizadas”, finaliza Anderson.
Para falar do festival, o gestor de projetos do ITPC, Luiz Brandão, reforçou a importância da participação dos parceiros. Relatou a repercussão do evento no ano passado, inclusive, informou que o Pães e Quitandas de Minas foi o pioneiro na realização de eventos do mesmo segmento em outros estados, ações que movimentam o setor gastronômico e de panificação de cada região.
Simone Collet, consultora e uma das coordenadoras do projeto, finalizou o encontro apresentando o festival e suas peculiaridades aos convidados que estavam no evento. Reforçou a importância do envolvimento das entidades participantes, que continuam acreditando no setor de panificação, apresentou dados do primeiro festival, como faturamento, capacitação das padarias, e dos próximos procedimentos com datas e fases a serem realizadas.
Os fornecedores parceiros se mostram envolvidos no projeto. “A Aurora Alimentos entra neste festival com grandes expectativas, já que ainda estamos no processo de fortalecer a marca estreitar relacionamento com o segmento de panificação em Minas Gerais. E vimos neste festival a oportunidade de chegarmos a esse objetivo”, afirma a supervisora, Cíntia Costa. Ela ainda ressaltou que a Aurora terá participação ativa junto as empresas cadastradas no festival, acompanhando de perto a evolução da criação de receitas.
Reginaldo da Cunha, coordenador de marketing Itambé, reforçou: “Este festival é uma grande ideia. Uma boa oportunidade de valorizar ainda mais as atividades e produtos das padarias.” E completou, “Nossa parceria tem o objetivo de fazer com que esse evento cresça cada vez mais, e queremos estar juntos com o projeto quando ‘chegar lá’”.
Por: Bárbara Santos