Aconteceu no último final de semana, nos dias 12 de 13 de abril, em Pouso Alegre, a Convenção Prática Klimaquip 2013. O evento teve a participação de cerca de 250 profissionais, dentre eles especialistas do setor de panificação, gastronomia e refrigeração.
A abertura ficou por conta do Presidente e Diretor Comercial da Prática, André Rezende e Milton Machado, que falaram um pouco soabre o evento e agradeceram as parcerias com fornecedores, representantes, distribuidores e parceiros em geral.
Márcio Rodrigues, diretor do Instituto ITPC, junto com outro especialista em panificação, Ângelo Souza Jr., diretor da Technipan, utilizaram o tema central da Convenção para suas palestras, que era Inovação.
O Consultor Márcio Rodrigues enfatizou em sua palestra o impacto da inovação e tecnologia nas empresas. Segundo ele, o primeiro alimento a ser industrializado no mundo é o pão e esse processo envolve um faturamento de US$ 400 bilhões no mundo e nos últimos anos tem crescido bastante. Focando no tema, o empresário afirma que Inovação é um fator determinante neste negócio, dando como exemplo o fato de uma empresa criar algum serviço ou marca que impacta o mercado não é garantia de liderança e de competitividade, por isso a necessidade de inovar sempre.
Segundo ele, com as novas normas que entraram recentemente em vigor sobre certificação em equipamentos, as padarias terão que investir cerca de R$ 6 bilhões nos próximos anos. “As empresas que investem em inovação estarão melhores posicionadas e preparadas para atender esta demanda”, justificou Rodrigues que encerrou dizendo que as empresas devem repensar conceitos para entender a nova geração que busca o primeiro emprego.
Ângelo Souza Jr., falou do consumo do pão no Brasil, que hoje a média é de 33 quilos percapta ano, mas que ainda fica muito abaixo de países como o Chile que está com 100 quilos, o que o motiva a acreditar que existe um mercado muito promissor para crescer nos próximos anos. Ângelo ainda acha que é necessário melhorias das normas e regras, citando as certificações que são concedidas no Brasil pelo INMETRO e ABNT. “Quanto mais normas atualizadas tivermos, mais evolução haverá no setor e estaremos preparados para crescer e atender a demanda do mercado”, justifica citando a NR 12, que foi implementada recentemente.
Além dos dois profissionais de panificação o evento teve a participação do consultor Enzo Dona da ECD – Consultoria especializada em Food Service -, o Consultor Dona da Prática, João Peres, Presidente do SINDAL, Antônio Xavier Siqueira, Presidente da ABRACOHR – Associação Brasileira dos Compradores para Hotéis e Restaurantes, dentre outros.
Os participantes também tiveram a oportunidade de visitarem as instalações industriais da Prática Klimaquip, localizada em Pouso Alegre, e puderam conhecer como são fabricados vários produtos e equipamentos que revolucionam os setores de gastronomia, refrigeração e panificação no Brasil.
Por: Bárbara Santos