Entre os atributos que mais atraem os shoppers para a novidade, o que mais se destaca é o sabor, com 74% das respostas. Para Wagner Pereira, gerente de inteligência de estratégia da OThink, essa característica sobressai em função do apelo à indulgência do ovo de chocolate. “As pessoas se preservam o ano todo para comer mais chocolate na Páscoa”, diz ele. “Por isso, elas desejam experimentar um sabor diferente”. Em segundo lugar, o atributo mais valorizado é a presença de brinquedo/surpresa no ovo de chocolate. “Isso acontece porque 66% dos consumidores compram o produto para presentear e boa parte desse total será destinado às crianças”, afirma Pereira. Os respondentes da pesquisa também citaram características como tamanho (32%), marca (31%), formato (27%) e embalagem (20%).
Pela importância que têm para o consumidor no período, os lançamentos precisam ser expostos de maneira acessível nas lojas, a fim de facilitar a compra. É o que acredita Fernanda Canto, gerente de Páscoa da Chocolates Garoto. “Ações de degustação com consumidores e uma loja personalizada podem ser pontos positivos na hora da escolha por determinada marca”, diz a executiva. Para se ter uma ideia, a Garoto renova 80% do seu portfólio de ovos, entre mudanças na embalagem, novos produtos e licenças, além de formatos.
Outro ponto importante é definir corretamente os lançamentos que valem a pena ser introduzidos no mix da data. Para Marco Quintarelli, consultor do Grupo Azo, o sortimento de lançamentos nos supermercados poderia ser mais agressivo. “Como são produtos que não têm histórico de vendas, há muitas dúvidas sobre a inclusão no mix”, afirma. Para avaliar essa questão, o especialista recomenda solicitar aos fabricantes possíveis pesquisas que atestem a aceitação do produto e avaliar se a proposta é condizente com o perfil dos clientes que frequentam as lojas. Quando se tratar de licenciamento, é preciso ainda verificar se o personagem está na moda.
Com todos esses cuidados, você poderá garantir mais visibilidade para os novos produtos. E assim ampliar vendas e satisfação dos clientes.
Fonte: Portal Alimentação Fora do Lar