10/09/12
Com as novas imposições do mercado, vemos padarias que antes tinham a tradicional missão de oferecer o pão quentinho diariamente, o bolo gostoso, as bolachas e os biscoitos diferentes dando espaço para outros produtos como self service e, em muitos estabelecimentos, até mesmo, uma mini loja de conveniência.
É isso! Em muitas padarias compramos até mesmo sabão em pó. Contudo, longe de críticas ou notas ou afirmar certo e errado. Existem diversas ações que as padarias poderiam começar a adotar no seu cardápio que, além de diversificar os valores no caixa, poderiam ganhar um espaço mais qualificado no coração dos clientes e, claro, despertar o interesse de pessoas que antes não conheciam o estabelecimento ou até mesmo conheciam, mas nunca pararam para apreciar as receitas deliciosas da casa.
Poucas são as padarias que se preocupam com as suas marcas, aqui sim, eu encontro um erro. Investir em marca é investir na fatia da mente do cliente. É conquistar um espaço na preferência das pessoas, fazendo com que, muitas vezes, uma pessoa esteja em um supermercado indo comprar o bom pão carioquinha, mas acaba querendo passar na padaria, porque julga o de lá mais gostoso.
Quando invisto na minha marca eu faço um investimento de conquista. É onde os meus diferenciais se sobressaem, e a qualidade que eu emprego na minha empresa se ressalta e, claro, isso fica claro para o cliente. Este paga até mais por isso.
As padarias de bairro são famosas até um certo raio. Já outras, por fazerem um mínimo esforço de comunicação e marketing, já se tornam conhecidas por pessoas de bairros até mais distantes, e com produtos convidativos, provoca-se o deslocamento das pessoas pelo interesse pela novidade.
No mundo do marketing de conteúdo, isso se torna mais prático de se fazer. O advento das redes de relacionamento e um bom planejamento ordenado nas redes sociais, é um bom início de caminho para as padarias conquistarem novos clientes e tornarem seus produtos mais famosos na praça.
Um ponto a favor das padarias é o próprio calendário. Um bom planejamento sazonal com base nas datas comemorativas são um excelente instrumento de criação de promoções, lançamentos de novidades, e outra ação bem interessante é a criação dos festivais, como por exemplo: Festival do Chocolate, do Milho, Festival do morango e outras ações que criam todo um momento novo para o estabelecimento, impactanto o seu público e despertando o interesse de pessoas que nunca nem sequer ouviram falar daquela padaria.
Claro que, para essas ações, um bom trabalho gráfico, sinalização adequada e peças convidativas para as redes de relacionamento fazem-se indispensáveis para o sucesso da ação.
Outra opção de ações práticas para as padarias é a criação de um programa de relacionamento. Aqui, como sugestão, fica uma série de ações de conteúdo. Exemplo prático disso seria a criação de um encontro de mulheres no estabelecimento ou em um lugar adequado para receber as clientes para uma conversa e provocar uma série de encontro, nos quais a gastronomia, a nutrição, a economia doméstica,a culinária e outros aspectos do mundo da alimentação e da casa poderão ganhar espaço, criando todo um espírito novo para a empresa.
Tudo isso casando com um bom trabalho de informação, com a criação de cartilhas de receitas rápidas, com um blog para a divulgação dos eventos e de textos convidativos, fazendo um novo movimento na casa.
As novas ferramentas virtuais e virais são um excelente caminho para quem nunca investiu no posicionamento da marca. Uma opção prática para a qual o custo benefício se sobressai e o grande desafio para a conquista da atenção das pessoas são o espírito empreendedor e a criatividade.
Fonte: Site Administradores