Superminas promove visita técnica à Pão da Serra
setembro 6, 2012
Proposta de ações para padarias
setembro 10, 2012

Clientes fiscais

Consumidores podem ajudar no controle da qualidade de uma padaria

 

06/09/12

 

O controle de qualidade deve ser a principal prioridade em uma panificadora e confeitaria e os clientes podem acompanhar de perto todo o processo, sendo possível a avaliar e apontar os principais gargalos do empreendimento. Os chamados “clientes-fiscais” avaliam desde o atendimento a aspectos de higiene e limpeza do estabelecimento.

Os clientes-fiscais são escolhidos pela padaria, com o pré-requisito de serem exigentes e assíduos ao estabelecimento. Eles têm carta branca para opinar sobre a qualidade de prestação de serviços e produtos da empresa. Pelo menos uma vez ao mês, eles devem avaliar a área de produção, desperdício de insumos ou produtos acabados, limpeza do maquinário, do local de trabalho, do banheiro, do depósito, higiene dos funcionários, postura dos empregados da área de vendas e abastecimento das prateleiras da loja.

Os clientes que fazem a avaliação devem chegar à loja sem avisar previamente e não devem comunicar ao atendente, que poderia mudar o atendimento por estar sendo avaliado. Selecionar alguns clientes para essa atividade estimula a fidelização e a confiança do consumidor. Como contrapartida, o cliente passa a ter descontos nos produtos produzidos pela padaria.

Saiba mais sobre o assunto e saiba como é feito a ficha de avaliação acessando o artigo Cliente Fiscal, aproveite essa ideia, produzido pelo Instituto ITPC.

 

Fonte: Portal Panificação Sebrae