18/06/12
Saiba o que fazer para impulsionar as vendas de uma área que não produz o suficiente
Os produtos confeccionados em uma padaria, utilizando a própria indústria, devem representar mais de 40% de todos os produtos do estabelecimento, com risco de comprometer sua estrutura financeira caso isso não ocorra. De acordo com o Instituto ITPC, muitas empresas estão nessa situação delicada, e uma boa estratégia para aumentar a produção é realizar festivais e promoções.
Os festivais, principalmente se aliados a datas comemorativas, como dia das mães e natal, atraem mais clientes e os faz ficar mais interessados nos produtos próprios da padaria. No entanto, para conseguir sucesso na iniciativa, é preciso planejamento. Além de verificar com antecedência o estoque dos produtos que farão parte do festival, é importante sondar junto aos fornecedores o interesse em patrocinar o evento em troca da divulgação e uso do ingrediente no preparo dos produtos.
É necessário o envolvimento de todos os funcionários da equipe, identificando a necessidade de treinamento e de diversificação da linha de produtos. Os funcionários de atendimento, devem conhecer os produtos, oferecendo degustação e mostrando como se faz os produtos e a formulação da receita, para que ele possa divulgar da melhor forma possível para os clientes.
Para que se tenha uma dimensão do sucesso do festival, é preciso que o gestor tenha o controle do que era vendido antes e após o festival. O gestor deve apontar quais as áreas avançaram e quais foram as maiores dificuldades na realização do festival.
Saiba mais sobre essa ferramenta acessando o artigo Planejamento e Realização de Promoções e Festivais, que traz também um check list para a realização de festivais em uma panificadora.
Fonte: Portal Panificação Sebrae
Produção: Instituto Tecnológico ITPC