02/05/2012
Há 74 anos no mesmo endereço, a padaria Santa Branca, na Zona Leste de São Paulo, passou por sua primeira grande reforma este ano. O espaço interno quase dobrou e agora consegue acomodar, aproximadamente, 50 visitantes. Com isso, criou condições de melhorar o atendimento no café da manhã e ainda servir almoço e jantar.
“As padarias não podem mais ficar só no pão com manteiga, as pessoas querem mais”, declara o sócio do estabelecimento Carlos Alberto da Costa. Quatro meses depois de concluídas as obras, o empresário já comemora os resultados. O movimento dobrou, o número de funcionários subiu de 32 para 65 e o faturamento cresceu por volta de 70%. “Devido à forte concorrência, tivemos de nos atualizar. Se continuássemos do mesmo jeito, ficaríamos pequenos para sempre. É o mercado quem manda”, afirma.
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A remodelação teve como objetivo atender com mais conforto o público que se alimenta fora do lar. Agora, o café da manhã traz novas opções de lanches e salgados e os clientes pode se servir no bufê de frutas, iogurte, doces e cereais aos finais de semana. Almoço, sopas e pizzas duarante a noite também entraram na rotina do estabelecimento.
A mudança fez sucesso entre os clientes. “Por incrível que pareça, tivemos de providenciar embalagens de viagem para as sopas. Os clientes levam para casa e ficam livres de cozinhar”, diz.
Consumidores pedem novos serviços
A voz do cliente falou mais alto para o proprietário da padaria Portugalia, Rui Gonçalves. Após perceber novas demandas, viu-se obrigado a promover mudanças em seu estabelecimento. Os consumidores pediam por um café da manhã mais incrementado e a inclusão de almoço para quem trabalha na região.
Com a modernização da padaria, que fica na Zona Sul da capital paulista, o espaço triplicou, ganhando mesas e cadeiras na nova área, o que criou um misto entre padaria e restaurante. O menu incorporou sucos, café expresso, geleias e salgados ao café da manhã.
O serviço de café da manhã é uma das principais apostas do estabelecimento. Durante os dias úteis, os principais clientes são os profissionais que entram cedo no trabalho.
Nos finais de semana, são as famílias quem lotam o espaço em busca do bufê preparado pela casa, o que proporciona um aumento de 50% na demanda em relação aos dias normais.”Nos finais de semana, as famílias têm mais tempo para ficar juntas e trazem também os filhos para tomar café da manhã fora de casa”, diz Gonçalves.
De acordo com o empresário, oferecer o bufê de café da manhã durante os dias úteis não é uma medida lucrativa. A rotina dos trabalhadores é extremamente corrida e são poucos os que podem sentar para saborear a refeição. “Na maioria das vezes, quem está indo para o trabalho acaba optando por um suco ou café acompanhado de um salgado”.
Gonçalves afirma que desde a ampliação do serviço, há cerca de um ano, o faturamento da padaria aumentou em 40% e o número de funcionários dobrou. “Quem está no ramo e gosta do que faz está sempre procurando novidades. Já penso em melhorar a venda de pizzas e oferecer sopas no período noturno”.
Fonte: Site Economia Uol