09/02/2012
por Priscila Oliveira
A pesquisa do Instituto Tecnológico ITPC, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria – ABIP, sobre os indicadores do setor em 2011 confirmou que, o food service foi responsável por 36,05% do faturamento de quase 63 bilhões de reais do segmento. Tal porcentagem representa 89,1 bilhões de reais.
Food service é todo o tipo de serviços oferecidos aos clientes voltados para a alimentação realizada fora de casa e, também, todo alimento adquirido para o consumo onde for mais conveniente, seja em casa ou no trabalho. Alimentos estes que podem estar congelados, semiprontos ou prontos, que são entregues via delivery ou levados pelos próprios consumidores.
De acordo com a última Pesquisa de Orçamento Familiar realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2008/2009, o brasileiro está gasta 31,1% das suas despesas com alimentação fora do lar.
O crescimento do food service acumulado é de 261% nos últimos 10 anos, com estimativa de 81% para os próximos anos, segundo dados da Revista Food Service News. A revista ainda revela que , atualmente, 32,10% do orçamento do brasileiro é destinado a refeições fora do lar.
A Consultoria Especializada em Food Service – ECD garante que o mercado de refeições fora do lar no Brasil é um mercado em permanente crescimento e, acrescenta que considerando toda a América, o Brasil é o segundo grande mercado.
Sobre o food service:
A tendência é que o mercado de food service cresça ainda mais. Dados do IBGE apontam que, nas últimas três décadas, 25% dos brasileiros trocaram a refeição em casa por opções fora do lar.
Alguns fatores justificam este crescimento do food service no país:
Mais informações no site do Propan.