Neste Natal, o brasileiro irá esquecer a inflação e comprar produtos diversos

Padarias se capacitam para vender para o governo
novembro 18, 2011
Panificadores brasileiros aprovam ações o setor
novembro 21, 2011

Neste Natal, o brasileiro irá esquecer a inflação e comprar produtos diversos

por André Campos

 

Vinho tinto, diferentes carnes e panetones farão parte da mesa do brasileiro, segundo pesquisa do Instituto Around Research e Supermercado Moderno

 

O otimismo do brasileiro parece ser um traço de personalidade. Motivo de pesquisa, o positivismo nacional foi listado como o quarto no mundo, ficando atrás apenas para os habitantes da Índia, Arábia Saudita e Indonésia, segundo levantamento da Nielsen em 56 países. E se você, caro empresário do varejo e da indústria, quer engordar o faturamento neste fim de ano, fique atento, pois indicadores mostram que o brasileiro irá colocar a mão no bolso, esquecendo a inflação e outros fatores que freiam o consumo. O que ele vai comprar neste Natal? De duas a cinco unidades de panetone, de duas a três peças de carne, além da cervejinha, do vinho tinto e espumante.

 

Segundo pesquisa do Instituto Around Research e Supermercado Moderno, com 200 consumidores de todo o Brasil, 33% dos entrevistados afirmaram que estão predispostos a comprar de duas a três unidades de panetone nas festas natalinas. Outros 33% dos participantes pretendem comprar de três a cinco unidades desse produto. O tamanho ideal é o de 500g, para 82% dos consumidores. Chocolate e frutas, por sua vez, são os sabores preferidos, com 83% e 75%, respectivamente. Bauducco, Nestlé e Visconti foram as marcas preferidas pelos participantes, com 83%, 33% e 28% das opiniões, respectivamente. Já o período de exposição dos panetones na prateleira deve ser feito com 30 a 40 dias de antecedência, para 69% dos respondentes.

 

Quanto ao consumo de carnes, a pesquisa revela algumas mudanças. Mais parcimoniosos, os clientes demonstraram que as carnes tradicionais – peru, aves especiais, lombo, pernil e tender – farão parte da festa, mas em menor volume. Churrasco, com 23%, e carne bovina embalada, com 21%, passam a fazer parte do cardápio. Ainda assim, as carnes de peru, com 74%, tender, com 59%, pernil, com 56%, e chester, com 54%, são maioria nas intenções de compra. Quanto à intenção global das aquisições, 95% dos participantes revelam que irão consumir carne na data festiva. Quanto ao número de peças a serem compradas, 31% pretende comprar até três diferentes, 28% deseja levar mais de três, e outros 28% quer por no carrinho apenas duas peças distintas de carne.

Já as bebidas sobem no desejo do consumidor. Noventa e oito por cento dos respondentes (crescimento de sete pontos percentuais quanto à pesquisa do ano passado) informam que desejam consumir bebidas alcoólicas. Nesse quesito, a surpresa se deve ao aumento de 55% para 65% para a intenção de compra do vinho tinto. A cerveja, por sua vez, também tem 65% da intenção de compra nas festividades. Espumante, com 62%, vinho branco, com 38%, e uísque, com 28%, compõem ainda a lista.

 

DE OLHO NO 13º

Que o brasileiro é positivo e que deseja consumir no Natal que se aproxima isso você já sabe. Outro dado de relevância vem do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese que afirma que o décimo terceiro salário será 16% superior com relação ao ano passado. O que isso quer dizer? São R$ 118 bilhões em circulação nos meses de novembro e dezembro. Mas, vale lembrar que uma parcela significativa de consumidores, cerca de 60%, pretende usar o décimo terceiro salário para quitar dívidas, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade – Anefac. Ou seja, a equipe de vendas precisa estar afiada para fisgar a clientela.

 

Fonte: Site do Propan