Alta do dólar já tem impacto sobre a inflação e afeta preço do pão francês

Empresas apostam nos panetones para ampliar vendas em até 30% no Natal
dezembro 22, 2017
Adição de ferro e ácido fólico em farinhas em discussão
dezembro 22, 2017

Alta do dólar já tem impacto sobre a inflação e afeta preço do pão francês

Alta do dólar já tem impacto sobre a inflação e afeta preço do pão francês

por O Globo

06/03/2015

A alta do dólar, cuja cotação ultrapassou o patamar dos R$ 3 nesta semana, já influencia a inflação brasileira, que registrou alta de 1,22% em fevereiro. Segundo o IBGE, preços de itens como pão francês, produtos de higiene e eletrodomésticos já sofrem o impacto do câmbio.

No caso dos alimentos, um dos principais afetados pela valorização da divisa americana é o pão francês. O produto, que tinha subido 0,09% em janeiro, acelerou a alta para 1,23%. Com efeito do pão francês, o café da manhã subiu 2,73% em fevereiro, ante 1,17% em janeiro.

Apesar da alta, a inflação da categoria alimentação desacelerou. Em janeiro, a taxa havia ficado em 1,48% e, em fevereiro, passou a 0,81%. A coordenadora de índice de preços do IBGE, Eulina Nunes, destaca, no entanto, que o nível de preços continua alto. Além do dólar valorizado, pesa sobre a inflação de alimentos a seca, que prejudica safras, reduzindo a oferta, especialmente de itens como hortaliças.

Fora de alimentos, o impacto do dólar aparece em itens como higiene pessoal e produtos de limpeza, além de eletrodomésticos.

Os preços do grupo saúde e cuidados pessoais subiram 0,60%, com alta de 0,89% de artigos de higiene pessoal. Os preços de eletrodomésticos avançaram 2,15%, sob influência do dólar e de recomposição do IPI, segundo Eulina.

“O dólar é malandro, permeia diferentes produtos, tem efeito até no cosmético usado no cabeleireiro. Os impactos diretos são mais em trigo, eletrodoméstico e automóvel”, explicou a pesquisadora.