Empresários da região metropolitana de Vitória recebem certificação

Inovação no setor de alimentação: a chave para novos mercados
dezembro 21, 2017
Alimentação fora do lar é tema de palestra – com Lino Bianchini
dezembro 21, 2017

Empresários da região metropolitana de Vitória recebem certificação

14/10/2011

 

por Priscila Oliveira

 

Cerca de 80 empresas do setor de Panificação do Espírito Santo participaram do Seminário de atualização da metodologia Propan e receberam certificação para suas empresas. O evento, que foi uma realização ITPC/Sebrae com o apoio da Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo – Aipães e Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria – Sindipães, aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro na região metropolitana de Vitória.

 

O seminário teve o acompanhamento do presidente do Instituto Tecnológico ITPC, Márcio Rodrigues e da consultora do Instituto, Patrícia Lorena. As empresas participantes eram oriundas dos municípios de Linhares, Colatina, Nova Venécia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Ecoporanga, Barra de São Francisco e Governador Lindemberg que representaram a região Norte e Nordeste do estado capixaba. A certificação aconteceu em dois dias: no dia 10 em Vila Velha, na sede do Sindipães e no dia 11 em Linhares, no Auditório do SESI.

 

O vice-presidente do ITPC, Emerson Amaral parabenizou os organizadores pela iniciativa. “Parabéns a toda diretoria do Sindipães e ao Sebrae/ES por estarem contribuindo para o desenvolvimento da Panificação capixaba e mostrar para todo o Brasil que é possível fortalecer os empresários deste segmento para enfrentarem os desafios do mercado atual”, declara Emerson.

 

O estado do Espírito Santo está em constante desenvolvimento no setor de Panificação e Confeitaria e tem superado os números nacionais. Em 2010, no estado capixaba, o faturamento aumentou para 15,2% nas empresas participantes do projeto elaborado pelo SEBRAE/ES, enquanto no Brasil o aumentou foi de 13,7% no mesmo ano, (chegando a R$ 56,3 bilhões). O Espírito Santo registrou, ainda, ampliação de 4% no número de postos de trabalhos, somando mais de 24 mil empregos diretos.

 

Outro dado relevante é o fato de o Espírito Santo contar, atualmente, com cerca de 2.000 empresas de panificação, que recebem diariamente mais de 1,1 milhões de clientes. Um dos grandes responsáveis pelo desempenho do setor é o “Projeto de Desenvolvimento da Panificação Capixaba”, criado em agosto de 2009 e desenvolvido pelo SEBRAE/ES, em parceria com o Sindipães. O objetivo principal é fortalecer e desenvolver o segmento, gerando o aumento da lucratividade, modernização, profissionalização da gestão e melhoria na qualidade dos produtos e dos serviços.

 

Fotos: Arquivo ITPC