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Cresce busca por produto com menos açúcar

Cresce busca por produto com menos açúcar

Fornecedores investem em soluções para o setor de bebidas, de olho no aumento da demanda por produtos com apelo saudável. Enquanto venda de refrigerante cai, energético e chá avançam

por Jéssica Kruckenfellner (DCI)

10/04/2015

A alta na procura por bebidas com menor teor de açúcar já chegou na ponta da cadeia produtiva do setor. Os fornecedores têm visto a demanda por soluções saudáveis crescer este ano, com as fabricantes regionais de bebidas reagindo mais rápido as mudanças.

“Há uma pressão pública muito forte pela redução da quantidade de açúcar presente nas bebidas, então pode se dizer que sim, essa é uma das principais tendências para o ano”, avalia o presidente da Associação de Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), Fernando Rodrigues de Bairros.

Segundo ele, o setor é muito pautado pela inovação de produtos, o que faz as fabricantes investirem constantemente para atender as tendências que surgem.

“Nesse aspecto a indústria regional é mais ágil, ela consegue perceber uma tendência local mais rápido e se adaptar e os fornecedores estão de olho para oferecer o que elas precisam”, diz ele.

A Fraccaroli, fabricante de essências e produtos químicos para a indústria alimentícia, viu na demanda das empresas de menor porte uma oportunidade para ganhar espaço no mercado e desde o ano passado investe para atender fabricantes regionais.

“Nós vimos que essas empresas, embora comprem insumos em menor quantidade, são clientes com muito potencial e que procuram muita novidade”, conta o gerente de contas da Fraccaroli, Renato Cabral. Segundo ele, além da demanda por soluções para reduzir a quantidade de açúcar, as fabricantes de bebidas buscam sempre novas combinações de sabores.

Na avaliação da gerente de marketing da fabricante alemã Döhler, Jane Vieira, o aumento da procura por novidades este ano é resultado da maior pressão para atrair a atenção dos clientes. “Esse é um ano de bastante cautela por parte dos nossos clientes [fabricantes de bebidas], mas ao mesmo tempo o mercado tem oportunidades para alavancar as vendas de alguns produtos”, afirma.

A executiva lista como principais demandas do setor para esse ano as soluções para matérias-primas de composição natural, sem corantes artificiais, com redução ou sem açúcar, novos sabores e texturas. “Como a categoria [de refrigerantes] está em baixa, as fabricantes estão investindo nessas novidades para outras linhas de produtos, com maior valor agregado”, cita ela. Produtos de suco puro, sucos classificados como ‘detox’ e os chás são as apostas da executiva para a indústria nesse ano.

Na Amazon Flavors, a tendência que deve continuar forte em 2015 é o aumento do consumo de produtos derivados do açaí. “O açaí ainda é uma febre, mesmo que você tenha o cupuaçu, por exemplo, é o açaí que se destaca no consumo de frutas vindas da região amazônica, inclusive na demanda do mercado externo”, destaca o coordenador comercial da empresa, Marco Aurélio Andrade.

Ele conta que, enquanto a consumo de refrigerantes ‘anda de lado’, as outras categorias de bebidas frias vêm crescendo. “Todas as outras categorias crescem, puxadas pelo energético, que foi muito forte no ano passado e continua avançando este ano, junto com os chás”, revela ele.