Planejamento estratégico abre portas para empresas de panificação

Clientes trocam bares por padarias com a crise
setembro 22, 2016
Clima otimista para o segmento de panificação nas festas de fim de ano
outubro 22, 2016

Planejamento estratégico abre portas para empresas de panificação

Planejamento estratégico abre portas para empresas de panificação

Num mercado cada vez mais profissional, empresas necessitam desenvolver estratégias para alcançar o sucesso comercial

18/10/2016

por Igor Marques

A economia brasileira passa por um momento turbulento com consequências diretas para o mercado de panificação. Em 2015 as empresas registraram um crescimento de 2,7%, a menor taxa dos últimos nove anos, segundo levantamento realizado pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). Nesse novo contexto da indústria, o planejamento ganha ainda mais importância para quem deseja entrar no mercado, anexar novos serviços ou ampliar sua atuação.

 

“O mercado de alimentação e panificação está cada vez mais competitivo e profissional. As empresas têm passado por mudanças procurando se adequar ao momento e encontrar novas possibilidades de crescimento. Porém, arriscar pode ser complicado. Planejar e pensar em estratégias se mostra fundamental para quem deseja ampliar sua atuação no segmento”, destaca o diretor técnico do ITPC, Emerson Amaral.

 

O especialista destaca que é preciso estar atento a determinados pontos para que qualquer novidade possa ser executada com sucesso. Para quem deseja incrementar o seu mix de produtos e serviços é preciso considerar a relação entre a atual estrutura física e humana do negócio, o perfil do público que frequenta a empresa e o impacto do aumento da mudança nos custos e no faturamento.

 

A Padaria Império dos Pães, localizada em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, é um exemplo disso. No último ano, a empresa passou por uma fase de transição com a ampliação da sua estrutura física, promovendo a renovação do layout do espaço da loja, da produção e dos serviços. Antes disso, houve também a atualização da gestão administrativa e financeira que dão base para a mudança estrutural da empresa.

 

“A busca por inovação é algo que aconteceu após perceber necessidades de melhorar os processos. Eu acho que investir e procurar soluções são questões de sobrevivência. Se aperfeiçoar o tempo inteiro é uma coisa que deve acontecer sempre. Quem quiser se manter no mercado tem que fazer um bom dever de casa. Quem não fizer um trabalho para melhorar a sua gestão vai perder mercado”, afirmou o sócio-gerente da empresa Pedro José.

 

Para quem deseja abrir uma nova loja, o planejamento é uma etapa igualmente importante. Neste estágio é preciso levantar ainda mais informações para alcançar o sucesso comercial. A Padaria Mercatto atualmente se prepara para abrir uma segunda unidade em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O processo de estruturação e organização do novo ponto acontece há mais de um ano, segundo o proprietário da empresa, Adelino Marinho. “Estávamos à procura de uma oportunidade e interessados em abrir uma nova loja. Esse projeto demorou mais de um ano. Adaptar a nova loja necessitou reestudar o negócio e entender ainda mais o público alvo”, analisa.

 

Para a abertura da primeira unidade da Padaria Mercatto, a empresa também realizou um amplo planejamento. Para conhecer melhor o mercado e as melhores práticas em panificação, Marinho viajou o Brasil para conhecer algumas empresas e seu funcionamento. Ainda antes de inaugurar a loja, foi desenvolvido um projeto para a definição de metodologias para o funcionamento da loja nos setores de produção, atendimento, administrativo e financeiro. Também foi realizado um amplo planejamento de marketing, visando posicionar o negócio junto a seus consumidores e ganhar destaque na região. Para o proprietário, este trabalho foi essencial para o crescimento da empresa. “Nós abrimos uma primeira loja em 2012 e essa loja já completou 4 anos. A abertura da primeira loja contou com equipe de consultoria. Fizeram todo um trabalho para abertura. Todo essa preparação e treinamento foi fundamental para o sucesso do negócio e toda a experiência foi fundamental”, destaca.