Alimentos artesanais para ir além do simples pão francês

Padarias apostam nos integrais e saudáveis
setembro 22, 2016
Sebrae desenvolve ação piloto com minimercados
setembro 22, 2016

Alimentos artesanais para ir além do simples pão francês

Alimentos artesanais para ir além do simples pão francês

Padarias da cidade transformam o layout de suas lojas e investem em itens mais elaborados para concorrer com os produtos industrializados e ensacados

DCI

30/09/2016

A concorrência dos produtos ensacados, crise e até a alimentação saudável fazem a indústria da panificação carioca se mexer. Basta reparar naquela padaria da esquina. Provavelmente, o ambiente foi gourmetizado. Se não, a loja em breve passará por essa inevitável transformação.

 

Pensar além do pão francês é o guia da sobrevivência para as cerca de 1.700 padarias da cidade do Rio. “Não dá mais para viver só de pão. Com a crise e a concorrência, a gente precisa inovar e se reinventar a cada dia”, resume a empresária e presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro (SIPC), Fernanda Hipólito.

 

Cativar a clientela

O setor observa este movimento dos estabelecimentos na diversificação dos negócios. Produtos artesanais e mais elaborados, balcões decorados, incremento dos cardápios e oferta de serviços antes impensáveis em padarias têm sido as mudanças mais pontuais.

A ideia é segurar o cliente e fazer com que ele tenha a percepção de que, na padaria, qualquer lanche ou produto é mais fresco. É a forma de o segmento vencer a concorrência dos pães industrializados. “Temos que resgatar a identidade do nosso pão, com apresentação natural, onde prevaleça o sabor. Nosso público tem que encontrar tudo na padaria, e ainda poder sentar e comer um lanche feito ali, dentro da própria loja”, defende Fernanda.

 

Estudo em andamento do SIPC, que será concluído no fim do ano, mostra que o público das padarias, na grande maioria, tem mais de 40 anos. Por isso, o foco é segurar esse cliente e fazê-lo levar a família para uma rotina dentro das lojas. “A gente não pode perder esse conceito familiar das padarias”, avisa a empresária.

 

O ambiente mais aconchegante e com ares gourmet faz parte da estratégia. “Muitas empresas têm investido em produção aparente e exposição dos produtos como forma de atrair clientes, exibindo-os de forma a instigar o consumo “, explica a especialista técnica setorial de panificação da Firjan, Marcia Losso.

 

Investir nos lanches tem sido, inclusive, a válvula de escape para muitas lojas. Levantamento nacional do Instituto Foodservice Brasil (IFB), feito de abril a junho deste ano, aponta que os consumidores gastaram 10% a mais em padarias e lanchonetes na comparação com o mesmo período de 2015. Muitos destes clientes migraram do setor de bares e restaurantes, que teve retração de 30%.

 

Mesmo assim, o setor de panificação sentiu a crise. Este ano, as margens de lucro, que variavam entre 30% e 40% até 2015, despencaram para algo entre 15% e 18%. “Nunca pensei que a crise fosse chegar ao setor de alimentação. Mas chegou”, admite Fernanda Hipólito, ressaltando que é um negócio que vale a pena: “Ainda é o melhor setor porque você pode diversificar as ofertas da padaria”.