Norma Técnica da ABNT para a fabricação do pão tipo francês completa três anos

Datas comemorativas de junho geram expectativa
junho 22, 2016
Técnica de congelamento aumenta produtividade e reduz desperdício
junho 22, 2016

Norma Técnica da ABNT para a fabricação do pão tipo francês completa três anos

Norma Técnica da ABNT para a fabricação do pão tipo francês completa três anos

Abitrigo

01/06/2016

No dia 24 de maio de 2013, passou a valer a ABNT NBR 16170:2013 – Panificação – Pão tipo francês – Diretrizes para avaliação da qualidade e classificação. Elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Pão tipo Francês (ABNT/CEE-160), estas normas auxiliam os profissionais de panificação com a composição do alimento, processo produtivo e os atributos para características externas, internas e sensoriais do tradicional pãozinho, como aroma, sabor e textura.

 

Pão tipo francês é aquele produzido a partir de ingredientes essenciais – farinha de trigo, sal, fermento biológico e água. Apresenta características particulares, como pestana, casca crocante e dourada com brilho, miolo branco e algodoado, odor suave e paladar agradável. Este é o tipo de pão mais consumido no País, além de ser o gerador de fluxo – representa até 50% do faturamento das padarias.

 

Apesar da tradição brasileira na produção deste alimento, é comum que o produto apresente características muito distintas e divergentes entre os mais de 60 mil estabelecimentos nacionais. O Brasil é pioneiro no cenário mundial na elaboração de uma norma técnica que define suas diretrizes de qualidade.

 

Para melhor atendimento ao profissionais do setor, o Convênio ABNT/SEBRAE disponibiliza nas Coleções Setoriais a Norma Técnica ABNT NBR 16170:2013 – Panificação – Pão tipo francês – Diretrizes para avaliação da qualidade e classificação, com acesso gratuito para MPE’s. Mediante cadastro, os interessados podem acessar esta e outras regulamentações no link http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae.