Nayara Carmo
13/05/2016
Com o objetivo de levar informações técnicas aliando vivências cotidianas das rotinas gerenciais e operacionais, a Capacitação Sobre o Setor de Panificação e Confeitaria já promoveu, dentro do convênio ABIP/ITPC/Sebrae, o encontro de mais de 200 empresários, líderes de instituições e governanças, além de técnicos e gestores do Sebrae em um debate sobre as tendências e as metodologias de gestão.
O conteúdo didático aborda os aspectos da configuração das empresas de panificação, seus processos produtivos e métodos práticos para implantação de rotinas favoráveis ao seu desenvolvimento, fazendo com que os profissionais se tornem mais assertivos em suas rotinas. “É preciso pensar de forma estratégica e competitiva sobre o setor que envolve uma complexa operação de gerenciar, seja em tempos de instabilidade econômica ou em dias de calmaria. Ao reunir um público heterogêneo, com diferentes realidades e perfis, é possível notar a relevância em retornar à sala de aula, apreender novos conhecimentos e voltar ao diaadia com um olhar mais processual, técnico e focado nos resultados – que só são obtidos por meio de uma gestão adequada”, explica Márcio Rodrigues, presidente do Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria (ITPC).
Uma das atividades práticas realizadas é a avaliação dos atributos do pão tipo francês, em que os alunos conhecem as diretrizes apontadas pela norma ABNT NBR 16170 e analisam pães comprados como cliente oculto nas padarias da cidade. Estudos de caso, vídeos e debates completam a programação. Em Porto Velho/RO, a capacitação reuniu 30 participantes, com destaque para a presença do presidente do SINDIPAN/RO, José Balbino, e de empresários vanguardistas da cidade. Segundo Ernani Gomes de Souza, do Sebrae/RO, que encabeçou a organização da ação, “foi uma excelente capacitação. O consultor conduziu de forma clara e muito objetiva, estimulando a autoavaliação dos empresários quanto as formas de atuação e condução dos seu negócios”.
Já em Mossoró/RN, a capacitação reuniu 24 pessoas, que nos três dias de sala de aula puderam conhecer e ampliar suas percepções acerca das rotinas e das ferramentas gerenciais do segmento de alimentação, em específico a panificação. “Os participantes sentiram-se se sensibilizados da imperiosa necessidade da implantação de indicadores como ferramenta para tomada de decisões nas suas gestões diante dos seus negócios”, reforça Horácio Barreto, condutor da ação no Sebrae/RN.
A ação já foi realizada em nove estados e é prevista a execução em outros seis, dentro do convênio firmado entre Sebrae, ITPC e Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP). A próxima irá acontecer em Goiânia, entre os dias 21 a 23 de junho. Contatos para participação podem ser feitos com Regina Diniz (Sebrae Nacional) – (61) 3348-7249, Nayara Carmo (ITPC) – (31) 2101-9999 e Vera Oliveira (Sebrae/GO) – (62) 3250-2217.
Esta é uma ação que acontece desde o primeiro convênio voltado ao desenvolvimento da Panificação e Confeitaria brasileira. Somando-se todas as experiências anteriores, já são 21 estados contemplados por essa capacitação, com mais de 590 participantes.