Criatividade e inovação para enfrentar crise

Alta nos custos e inflação pressionam padarias
maio 22, 2015
Perfil de compra do brasileiro mudou
maio 22, 2015

Criatividade e inovação para enfrentar crise

Criatividade e inovação para enfrentar crise

por Sistema Fiemt

13/05/2015

Tempos de crise são tempos de criatividade e inovação, mais do que nunca. No segmento de panificação e confeitaria, especialmente para quem atua em padarias, esta fórmula é indicada para aumentar as vendas, diversificar a produção e conquistar clientela.

Padarias são espaços que podem oferecer experiências diferentes aos consumidores, tais como, ser um local para encontros de lazer e negócios, entretenimento e até adquirir informações. Não há limites para criar e inovar em panificadoras e confeitarias, segundo José Anchieta Alves da Silva, consultor, engenheiro de alimentos e escritor do ramo. Ele dirige a Mango Business Innovation de Natal (RN), que trabalha com panificadoras e confeitarias de todo o país.

Padarias não são restaurantes nem bares e atraem famílias, jovens e adultos. Empresários do segmento devem usar e abusar da criatividade e inovação para aumentar a interação com os clientes, de acordo com ele. Ele deu diversos exemplos de inovação, entre eles, delivery, novos visuais para padarias, serviços e produtos.

Anchieta foi palestrante, na noite de segunda-feira (11/05), no Seminário Estadual de Panificação e Confeitaria, promovido pelo Sebrae em Mato Grosso em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Mato Grosso (Sindipan-MT) e Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC). Cerca de 100 pessoas, entre empresários dos setores do comércio e indústria e interessados em trabalhar no ramo participaram do evento, que prossegue, hoje (12/05), no Centro de Eventos do Pantanal.

Na tarde desta quarta-feira, será realizada a Oficina de Doces Finos, das 14 às 18h, a ser ministrada pelo confeiteiro  mineiro Duílio dos Santos. À partir das 18h30, Emerson Amaral  e Márcio Américo, palestrantes convidados, vão falar sobre os temas: Normas Técnicas para produção de pão francês e Avaliação da qualidade e classificação; Eficiência energética: como lucrar economizando energia; respectivamente.

Crescente

O segmento da panificação e confeitaria cresce acelerado em Mato Grosso, onde atuam cerca de 900 indústrias (padarias são consideradas do setor industrial), que geram aproximadamente 3,9 mil empregos, segundo dados do Sindipan MT. Trata-se de um segmento com grande potencial de ampliação, segundo Carlos Polaco, presidente do Sindipan MT.   O Seminário Estadual da Panificação e Confeitaria é uma oportunidade ímpar para empresários e empreendedores se atualizarem, se conhecerem e debaterem as oportunidades do segmento, de acordo com Polaco.

Na noite de segunda-feira, representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Sicoob e Sicredi participaram de talk show no seminário e deram informações sobre as linhas de crédito disponíveis para as empresas.

Pães artesanais

Durante a tarde de ontem, a Oficina de Pães Artesanais foi ministrada pelo José Eduardo de Souza Carneiro (Cadu), panificador  de Belo Horizonte há 18 anos, nascido em família de padeiros e com experiência e aprendizagem na França. “Pães feitos com fermentação natural e fibras são mais saudáveis e os consumidores estão ávidos por estes produtos. O processo artesanal permite fazer pães mais saborosos e com durabilidade maior, sem perder a qualidade. Esta é uma tendência que veio para ficar”, garantiu ele.

Vinte e cinco pessoas, entre profissionais de panificadoras, professores e consultores de alimentação de instituições diversas, participaram da oficina de Cadu na cozinha industrial do Centro de Eventos do Pantanal. Eles aprenderam a fazer pão com fermentação natural, amassaram, modelaram e puseram para assar deliciosos pães de centeio rústico integral, com nozes e passas; baguete francesa, fougasse, pão filão e ciabatta tradicional e de azeitonas.