Seminário Tecnológico da Panificação é realizado no Amapá

2° Encontro Técnico Vilma Alimentos
junho 21, 2013
Receitas caseiras em versões industriais
julho 21, 2013

Seminário Tecnológico da Panificação é realizado no Amapá

Seminário Tecnológico da Panificação é realizado no Amapá

O setor de panificação brasileiro se configura atualmente, como um dos seis maiores segmentos industriais do país. Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Panificação (ABIP), a participação no setor de produtos alimentícios é de 36,2% e na indústria de transformação, esse percentual é de 7%.

 

Visando apresentar esses dados e repassar informações de forma multiplicada sobre os principais temas do setor de panificação, estratégias de competitividade e avanços da inovação tecnológica do setor, o SEBRAE em parceria com a Associação dos Panificadores de Macapá e Santana (Aspams), Sindicato dos Panificadores (Sindpanc) e Casa do sorveteiro, realizam nesta quarta feira, dia 05 de junho, às 19h, no auditório do SEBRAE, o 1º Seminário Tecnológico da Panificação do Amapá – Rua Ernestino Borges, 740 – Laguinho.

 

Durante o evento, as principais autoridades do setor da panificação do SEBRAE Nacional, Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos para Panificação, Biscoitos e Massas Alimentícias – Abiepan – , Instituto Tecnológico Panificação e Confeitaria – ITPC – e ABIP, apresentam temas como a Norma de Regulamentação do Pão Francês, a NR12, inovações tecnológicas e tendências de lojas.

Programação:

 

18h45 – Credenciamento

 

18h55 – Pronunciamentos de abertura

 

19h – Palestra 1: A atuação do SEBRAE no desenvolvimento do setor panaderil

Palestrante: Regina Diniz -SEBRAE/NA

 

19h20 – Palestra 2: NR-12: A obrigatoriedade de atualização de máquinas nas panificadoras e o plano de descarte.

Palestrante: Armando Taddei – Abiepan

 

19h40 – Palestra 3: Inovação tecnológica nas empresas de panificação e Confeitaria.

Palestrante: Márcio Rodrigues – ITPC

20h – Case de sucesso: Tradição e modernidade: Panificadora Pão da Vida

Palestrante: Manoel Antonio Freitas de Medeiros

 

20h10 – Apresentação – Projeto “Panificação do Futuro”

Palestrante: Anderson Gonçalves – SEBRAE/MG

 

20h20 – Palestra 4: Padaria Conceito: mostrando tendências e o desenvolvimento do setor.

Palestrante: Giovani Mendonça – ABIP

 

20h40 – Palestra 5: A Norma do Pão Francês

Palestrante: Márcio Rodrigues – ITPC

21h – Coquetel de encerramento

 

Segundo a gestora do Projeto Panificação Profissional no Amapá, Nelma Pires, o seminário, é um momento onde os empresários e parceiros do setor amapaense podem se atualizar e tirar dúvidas sobre os assuntos que serão tratados.

 

“Segundo pesquisas da ASPAMS, no Estado do Amapá, existem aproximadamente, 600 Micro e Pequenas Empresas de panificação, a maior concentração está na capital Macapá e no município de Santana. Desde 2008, o SEBRAE apoia, investe e incentiva o setor que é considerado o segmento que mais gera empregos diretos, cerca de 5mil”, explica a gestora do Projeto Panificação Profissional no Amapá, Nelma Pires.

 

Para o presidente da Aspams, Joaquim Neto, atualmente o setor vem incorporando novas iniciativas de fabricação, comercialização de produtos e realização de serviços. “Hoje as panificadoras amapaenses, tem inserido em seus empreendimentos novos nichos de mercado como serviços de refeição, cafés, buffet, lanches, entre outros” disse o presidente da Aspams, Joaquim Neto.

 

O presidente da Aspams, Joaquim Neto, ressalta ainda, que embora o setor viva um momento de crescimento, ainda é possível identificar algumas carências e entraves, principalmente na falta de mão de obra qualificada, baixo conhecimento sobre as normas regulamentadoras e baixa visão estratégica, e o seminário vem trazendo e apresentando esses temas de extrema importância para o setor.