Escritório Regional de Botucatu – Sebrae/SP – conhece técnicas de aperfeiçoamento na área de panificação

Solenidade de Posse Nova Presidencia – ABIP
julho 21, 2013
Super Acaps Show 2013
julho 21, 2013

Escritório Regional de Botucatu – Sebrae/SP – conhece técnicas de aperfeiçoamento na área de panificação

Escritório Regional de Botucatu – Sebrae/SP – conhece técnicas de aperfeiçoamento na área de panificação

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu realizou em maio uma visita técnica à panificadora modelo do ITPC (Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria) , a Le Bon Pain, na Granja Viana (na Grande São Paulo).

Os técnicos do Escritório Regional conheceram detalhes e características da otimização na produção e venda, exposição de produtos, processos produtivos e de comercialização. Ao todo, seis técnicos integraram a delegação e tiveram contato com os pontos de inovação para o setor.

Foi possível vivenciar o processo de fabricação, venda direta ao cliente, auto-serviço, e outros processos de qualidade propostos pelo instituto e aplicados na prática.

As mudanças adotadas pela Le Bon Pain proporcionaram ao estabelecimento visitado mudanças na postura empresarial e aprimoramento em pontos como o layout da loja, a apresentação do produto ao público, além de otimização do processo de produção com a análise dos custos e indicadores de produtividade.

Também foram destacados pela equipe do Sebrae-SP o desenvolvimento da equipe de trabalho, estruturação dos processos produtivos, organização da operação de vendas e estratégias para comercialização dos produtos.

“A visita nos proporcionou a possibilidade de verificar na prática o que a teoria do ITPC propõe. Pudemos comprovar que quando bem aplicado, com processos definidos e formas de exposição e venda adequados, a teoria gera excelente resultado”, explica Marco Aurélio D’Ângelo Luque, consultor do Sebrae-SP.

Em Botucatu, a entidade estrutura um projeto de consultoria voltado ao setor de panificação tendo por base a metodologia desenvolvida pelo ITPC e Propan. Palestra de apresentação ocorre dia 14 de agosto.

O setor de panificação e confeitaria apresentou crescimento em 2011 de 11,88%, representando um faturamento de R$ 62,99 bilhões, segundo levantamento feito pelo ITPC em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Para auxiliar este segmento, o Sebrae-SP oferece ampla assistência com cursos e palestras, consultorias, informações de gestão, entre outras atividades pontuais.

 

Fonte: Visual Social